Título: Brilhando com a
MPB!
Tema:
MPB
Turma:
Pré-escola
Professora:
Adriana Lopes
Período:
Área do conhecimento:
Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza
e sociedade, artes visuais,
movimento
e matemática.
Justificativa:
De
acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é por
meio das brincadeiras e interações que a ação pedagógica educativa deve
assegurar as experiências do educando, promovendo ao mesmo “(...) conhecimento
de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas,
corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e
respeito pelos ritmos e desejos da criança”; Além de, favorecer “(...) a
imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas
de vários gêneros e formas de expressão (...)”, dentre elas a musical (BRASIL,
2010, P.27). Dentro desse contexto, o referido projeto surgiu após perceber que
a música faz parte do dia a dia da pré-escola Nível 2 e que a mesma demonstra
grande interesse por ouvir, cantar e dançar diferentes canções. Além disso, foi
pensado e elaborado, pois a música é uma ferramenta pedagógica prazerosa e
cheia de possibilidades capazes de complementar integralmente o desenvolvimento
dos miúdas e miúdas por meio das atividades lúdicas aplicadas durante todo o
processo, estimulando a criatividade, o
movimento, a percepção, a socialização que o tema oferece.
Objetivo
geral: Propiciar ao aluno a reflexão, entendendo a música
como fonte de prazer e conhecimento.
Objetivos
específicos:
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
- Enriquecer o repertório musical;
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
- Conhecer diferentes canções para desenvolver memória musical;
- Reconhecer elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma);
- Informar sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical;
- Desenvolver a psícomotricidade;
- Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
- Expressar-se por meio das artes plásticas;
- Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades critica e criativas do educando;
- Promover a autonomia;
- Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
- Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).
Apresentação
do projeto: A professora apresentará o projeto
através de uma caixa mucical, onde dentro da mesma irá ter fichas com o nome
das mesmas.
Metodologia:
roda de conversa, histórias, música, vídeos, documentários, caixa musical, fichas,
CD, fantasias, pintura, alinhavo, punção, colagem, desenho, fantoches,
máscaras, dobradura, painéis, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas.
Culminância:
Os alunos irão participar de um Show kids MPB.
Bibliografia:
Planejamento:
04/09/2017
à 06/09/2017
Segunda-feira: A
professora apresentará o projeto através de uma caixa musical, onde dentro da
mesma irá ter fichas com o nome das músicas e seus respectivos intérpretes.
Repertório
musical
© Aquarela-Toquinho
©
O
caderno- Toquinho Gabriel
©
Gente
tem sobrenome= Toquinho Pedro Augusto
©
A
banda- (Chico Buarque de Holanda) Carrossel Carolina
©
Leãozinho-
Nara Leão Augusto
© Borboleta-
Marisa Monte
© Velha
Infância- Marisa Monte
© Carimbador
maluco- Plunct! Plact ! Zuuum! Raul
Seixas
© Fico
assim sem você- Adriana Calcanhoto
©
Emília-
Baby Consuelo Sophia
©
Amigos
da lua- Carinha de anjo Maria Elisa
© Brincar
de viver- (Maria Bethânia) Carinha de Anjo
© Lindo
balão Azul- (Guilherme Arantes) Carinha de Anjo
© Trem
bala- Ana Vilela
©
O
pato Pateta- Vinicius de Moraes Isadora
©
Sítio
do Pica pau Amarelo- Gilberto Gil (João Francisco)
©
Chuva
de prata- Gal costa Helena
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música mais significativa em
A3.
Terça-feira: Conversa
informal sobre o repertório musical.
Atividade
de registro: Modelando
Quarta-feira: Tarde de
encerramento do projeto palhaço com brincadeiras e lanche coletivo oferecido
pela profe.
11/09/2017 à 15/09/2017
Segunda-feira: Na roda
de conversa a professora irá convidar o ajudante do dia a sortear o amigo que
retirará da caixa musical a música que será trabalhada durante a semana. Após,
escutarão a mesma através de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a
mesma e a professora registrará no quadro branco o que foi mais significativo
para os alunos durante a escuta. Sítio do Pica pau
Amarelo- Gilberto Gil (João Francisco)
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1
Terça-feira: Natureza e sociedade: Através de dois
vídeos a professora juntamente com os alunos irá conceituar vida urbana e vida rural.
Atividade
de registro: Painel coletivo feito com gravuras levadas pela
professora
Quarta-feira: Artes
Pintura
com gizão nos personagens do sítio do Picapau Amarelo para posterior confecção
de um jogo da memória gigante feito com caixas de pizzas.
Anexo 2/
Filosofia: A partir
do painel confeccionado anteriormente a professora levantará a seguinte
reflexão: Vocês gostam de morar na cidade? Por quê? E se nós morássemos no campo?
Quinta-feira: Piscomotricidade:
Corrida do Saci Pererê;
Cuca manda
Brincando no pátio com o jogo da memória do Sitio
confeccionado anteriormente;
Atividade de registro
Pintura
em máscaras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo
Sexta-feira:
Retomada
da semana com sorteio da próxima música.
Tarefa: Anexo 3
18/09/2017 à 22/09/2017
Segunda-feira: Na roda
de conversa a professora irá apresentar a música da semana da amiguinha
Carolina, “A banda” de CHICO Buarque de Holanda, sorteada anteriormente. Após,
escutarão a mesma através de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a
mesma e a professora registrará no quadro branco o que foi mais significativo
para os alunos durante a escuta.
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Terça-feira: Tarde
tradicionalista.
Anexo 1: Pintar na
letra da música palavras que iniciam com “B”
Quarta-feira: Feriado
Quinta-feira:Artes e Psícomotricidade
Confecção
com sucata de instrumentos musicais e brincando de bandinha no pátio.
Sexta-feira:
Retomada
da semana com desfile da banda pela escola e sorteio da próxima música.
Tarefa: Anexo 3
25/09/2017 à 29/09/2017
Segunda-feira: Durante
a roda de conversa a professora apresentará a música da semana da amiguinha
Maria Elisa, “Amigos da lua”, sorteada anteriormente. Após, escutarão através
de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a mesma e a professora
registrará no quadro branco o que foi mais significativo para os alunos durante
a escuta.
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Terça-feira: Através
de um vídeo a professora irá mostrar uma curiosidade sobre a lua.
Anexo 1:
Quarta-feira: Artes:
Pintura com tinta guache em luas feitas previamente com pratos de papelão.
Filosofia: Através da pergunta:
”Se tu fosses viajar para a lua, qual amigo levaria”? Por quê?
Quinta-feira:
Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as
seguintes atividades:
Pisando
na lua com o amigo: (Versão corrida de jornais)
Dado o sinal pela professora, os
alunos que estarão em formação de coluna, cada dupla com duas folhas de
jornais, só poderão pisar na lua( jornais) até a linha de chegada.
Não deixa
a lua cair
Dado o sinal, os alunos não
poderão deixar a bola (lua) cair do pano que estarão segurando e sacudindo.
Relaxamento
em círculo
Com os alunos sentados um de
frente para o outro em círculo a professora irá propor ao som da música da
semana os seguintes movimentos:
Passar as mãos nas costas do
amigo, massagear os ombros, fazer cafuné, etc.
Lógico
matemático: Sequência em grupo
Dado o sinal os alunos divididos
em dois grupos deverão colocar em sequência numérica e por cores gravuras
feitas de colorset simbolizando crianças e luas. Cada grupo deve realizar a atividade
em conjunto e o primeiro que terminar ganha.
Sexta-feira:
Retomada
da semana com sorteio da próxima música e aniversário da miudinha Maria Elisa
Tarefa: Anexo 2
02/10/2017 à 06/10/2017
Segunda-feira:. Durante
a roda de conversa a professora apresentará a música da semana da amiguinha
Helena, “Chuva de prata”, através de uma chuva de prata e a escuta da mesma
através de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a mesma e a professora
registrará no quadro branco o que foi mais significativo para os alunos durante
a escuta.
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Terça-feira:
Anexo 1:
Quarta-feira: Artes: Pintura
com canetinha em um guarda-chuva feito com prato de papelão, logo em seguida,
os alunos colarão o mesmo em uma folha A3 e completarão desenhando o cabo e colando chuva de papel prata.
Filosofia: Por meio da pergunta:
O que podemos fazer em um dia de chuva? A professora instigará os alunos.
Quinta-feira:
Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as
seguintes atividades:
Dança do
guarda chuva
Dado o sinal pela professora, os
alunos em duplas começarão a dançar ao som da música da semana, um estará com
um guarda chuva na mão. Durante um de cada vez deverá entregar o guarda-chuva
para um coleguinha da dupla e assim sucessivamente até a música acabar.
Dentro,
fora ou troca?
Os alunos estarão cada um com seu
guarda-chuva. Dado o sinal pela professora, os mesmos deverão executar as ordens
comandadas. Ex: Dentro do guarda-chuva (os alunos deverão ficar embaixo do
mesmo); Fora do Guarda-chuva os alunos deverão ficar longe do guarda-chuva,
Troca de guarda-chuva (os alunos deverão trocar de guarda-chuva e assim
sucessivamente até que percam o interesse).
Dança da
chuva de prata
Dado o sinal, os alunos irão
picar papel laminado prata e logo após jogar os mesmos simbolizando uma chuva.
Ao término da brincadeira os alunos juntarão os papéis. Relaxamento em círculo ao som da chuva
Com os alunos sentados um de
frente para o outro em círculo a professora irá propor ao som da chuva os
seguintes movimentos:
Passar as mãos nas costas do
amigo, massagear os ombros, fazer cafuné, etc.
Sexta-feira:
Retomada da semana
Anexo 2
Tarefa: Anexo 3
09/10/2017 à 13/10/2017
16/10/2017 à 20/10/2017
Segunda-feira: Para
apresentar a música da amiguinha Sophia sorteada anteriormente, “Emília” Baby
Consuelo, a professora estará caracterizada de Boneca Emília. Em seguida, a
professora convidará os alunos a cantarem e dançarem a mesma.
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1:
Terça-feira: Através
do vídeo “A reforma da natureza” a professora conversara com os alunos sobre a
natureza e do quanto ela é fundamental para nossa existência, diferente da
boneca Emília que gosta de mudar os nomes e as coisas.
Anexo 2:
Quarta-feira: Artes:
Filosofia:
Quinta-feira:
Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as
seguintes atividades caracterizada de boneca Emília:
- Pega, pega com a Emília,
- Conjunto Humano: Dado o sinal, a professora fará os seguintes comandos aos alunos: Que se agrupem formando um conjunto de meninos e um conjunto de meninos. Num segundo momento, solicitar que se agrupem de acordo com a altura, ou seja, meninos mais altos e meninos mais baixos. Colocar barbante em volta dos grupos, dos conjuntos, formando os diagramas. Perguntar ás crianças quantos elementos têm este conjunto.
- Telefone sem fio;
Sexta-feira:
Retomada
da semana
Tarefa de
casa: Anexo 3
23/10/2017 à 27/10/2017
Segunda-feira: Para
apresentar a música do amiguinho Pedro Augusto sorteada anteriormente, “Gente
tem sobrenome” Toquinho a professora usará um vídeo retirado do you Tube.
Atividade
de registro: Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome
completo, em folha A3.
Anexo 1:
Terça-feira: Por
meio de fichas com nome completo dos alunos e da história do nome de cada um
pedida através de uma Pesquisa para casa, quem escolheu, porquê , a professora
conceituará a diferença do porque as pessoas diferentes das coisas tem
sobrenome.
Anexo 2:
Quarta-feira: Artes: Silueta
individual feita em papel a metro. Em seguida, cada aluno irá pintar e decorar
a sua.
Filosofia:
Quinta-feira:
Psícomotricidade
- No pátio a professora aplicará as seguintes brincadeiras com os alunos:
- Brincadeira de roda “A canoa virou”;
- Pega, pega o amigo (a) que começa com a letra...
- Colocando em ordem alfabética os nomes.
Sexta-feira:
Retomada da semana
Confecção
da carteira de identidade
Anexo 3
Anexo 4:
Tarefa
30/10/2017 à 03/11/2017
Segunda-feira: Através
de um fantoche e um rádio USB a professora apresentará a música da amiguinha
Isadora, “O pato Pateta” Vinícius de Moraes.
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1:
Pintar as consoantes P na letra da música com giz amarelo
Terça-feira: Descobrindo
curiosidades sobre o pato.
- Quem é que não gosta de patos? São lindinhos, fofinhos e quando andam são super engraçados!
- O nome “pato” é dado a algumas espécies de aves da família Anatidae, onde também estão os gansos e marrecos. Os patos são aves que habitam lugares como margens de rios, lagos, pantanais e áreas alagadas. São animais onívoros, mas preferem se alimentar com vegetais, grãos e sementes. Realizam grandes migrações em busca de maior disponibilidade de alimentos.
- Uma pata (fêmea do pato) chega a por 100 ovos ao ano, e os ovos são maiores que os ovos de uma galinha.
- 2. Quack
- Os famosos sons que os patos reproduzem chamam-se grasnar, e o mais curioso é que esse som não emite eco algum. Nenhum cientista ainda sabe a resposta.
- 3. Por que voam em formato de V?
- A formação em “V” os ajuda a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro pato.
- 4. Sociais, curiosos e inteligentes!
- Os patos, assim como os outros animais de estimação, tem a capacidade de aprender e compreender comandos. Eles também podem brincar com seus donos, e como os outros animais, também respondem a afeição.
- Se você for adotar um pato, é recomendável que adote dois, pois eles são muito sociais e preferem viver em grupos. No entanto, quando eles crescerem, vão precisar de espaço suficiente.
- 5. Habilidades únicas
- O pato é a única ave que tem capacidade de exercer essas três habilidades: andar, nadar e voar. Além disso, o pato é o único animal que consegue dormir e “desligar” metade do cérebro e manter a outra em alerta.
Anexo 2:
Quarta-feira: Artes: Pato
Pateta com prato de papel. Pintura com guache.
Filosofia: Por
intermédio da história “O patinho feio” a professora propiciará reflexões
acerca da mesma.
Sexta-feira:
Retomada da semana
Anexo 3
Anexo 4
tarefa
06/11/2017 à 10/112017
Segunda-feira: Para
apresentar a música do amiguinho Augusto sorteada anteriormente, “Leãozinho” de
Caetano Veloso, a professora utilizará num vídeo do You tube.
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1 Pintar
todas as letras L da letra da música
Terça-feira: Natureza
“O leão é um animal selvagem” Curiosidades
Anexo 2:
Quarta-feira: Artes: Pintura
em uma máscara de leão
Filosofia: Através
da fábula “O rato e o leão “ a professora problematizará reflexões acerca da
mesma.
Quinta-feira:
Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as
seguintes atividades:
- Pega o rabo do leão;
- O leão e o ratinho;
- Toca do leão.
Sexta-feira:
Retomada da semana
Tarefa:
Anexo
13/11/2017 à 17/11/2017
Segunda-feira: Por meio
da brincadeira “Onde está meu caderno” a professora apresentará a música do
amiguinho Gabriel “O caderno” Toquinho.
Para realizar a brincadeira a professora fará
pistas e os alunos terão que encontrar por toda escola seus respectivos
cadernos, que serão escondidos previamente. Para cada aluno uma pista entregue
em um envelope. Ex: Augusto: Esta com a professora que tem o nome que começa
com a letra “A”.
Atividade
de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1: Circular
com lápis de escrever as consoantes da letra da música.
Terça-feira: Conhecendo
o caderno do meu coleguinha
Partindo da observação do caderno
do coleguinha a professora levantará reflexões sobre o quanto ele será
importante e o porquê de cuidá-lo.
Atividade: Carimbo com tinta
guache da mão no caderno do colega simbolizando amizade e partilha.
Quinta-feira:
Psícomotricidade
- No pátio a professora aplicará as seguintes atividades:
- Circuito com os cadernos:
- Equilíbrio com o caderno na cabeça, partindo de uma linha a outra;
- Revezamento com cadernos;
- Em grupos: quem termina primeiro recortar e colar de revistas ou jornais no seu caderno a letra inicial do seu nome;
Sexta-feira:
Encerramento do projeto com à tarde da MPB e entrega de um CD com
“As Nove
mais do Nível 2”