Título:
Brincando, experimentando e reinventando!
Tema:
Faz de conta
Turma:
Maternal 1 A
Professora:
Adriana Lopes
Período:
Área do conhecimento: Sócio- afetivo,
linguagem oral, natureza e sociedade, artes, movimento e matemática.
Justificativa: A Wikipédia define o
termo brincar como: “brincar é uma necessidade básica e um direito de
todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa”. A partir do conceito
do termo em questão e percebendo que os jogos simbólicos simbolizam e favorecem
o elo das interações horizontais, descobertas e novas possibilidades de
reinventar o imaginário das crianças, o projeto “Brincando, experimentando e
reinventando” foi pensado. A proposta do projeto surgiu com o objetivo de sistematizar
as brincadeiras que já acontecem na turminha Maternal 1 A. Momentos especiais,
como: brincar de casinha, fazer e degustar alimentos imaginários. Percebeu-se
que ao desfrutarem destes momentos, os alunos demonstram espontaneidade na
construção e reconstrução das experiências que estabelecem em comum, o que vem
ao encontro com que Dewey nos diz:
[...]
experiência não é simples sensação, fruto do contato com os objetos. Pelo
contrário, as experiências efetivam-se pelas relações que as pessoas
estabelecem com os objetos e seus atributos em um processo de discriminações e
identificações por meio da experimentação. A verdadeira experiência está na
combinação“daquilo que as coisas no fazem’ modificando nossos atos, favorecendo alguns
deles e resistindo e embaraçando a outros e ‘daquilo que nelas podemos fazer’,
produzindo-lhes novas mudanças (DEWEY, 1959b, p. 299).
O aluno na hora de brincar consegue aprimorar o
desenvolvimento da autonomia, memória, atenção, socializa-se, compartilha e
desperta a sua imaginação de maneira entusiasmada, tornando-se protagonista no
andamento da sua aprendizagem. Para Kishimoto (2003, p.43) “ao prover uma
situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a
iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”.
É nesse sentido que o presente projeto pretende articular,
ações e conhecimentos já adquiridos no convívio diário com sua família, em
novas experiências através da promoção do faz de conta dentro do universo
escolar.
Objetivo geral: Propiciar por meio das
experimentações dos jogos simbólicos diversas maneiras da criança ver e recriar
o mundo que à cerca.
Objetivos específicos
- Promover experiências através do faz de conta
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Desenvolver o gosto por diferentes gêneros literários;
- Ampliar vocabulário;
- Desenvolver a comunicação oral por meio do diálogo;
- Entoar e dramatizar cantigas relacionadas ao tema;
- Reconhecer e identificar os numerais do 1 ao 5;
- Reconhecer e identificar as cores;
- Explorar conceitos: dentro/fora, grande/pequeno, igual/diferente, antes/depois;
- Conhecer diferentes profissões;
- Expressar-se por meio das artes plásticas;
- Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
- Desenvolver a psicomotricidade;
- Cultivar sentimento de carinho, respeito, amor e cooperação com os coleguinhas, professora e família;
- Compreender a importância de compartilhar;
- Promover atividades em grupo;
- Promover a autonomia;
- Adotar hábitos de higiene e de uma alimentação saudável;
- Dar conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
Apresentação do projeto: O referido
projeto será apresentado por intermédio de uma casinha feita de papelão, fantoches e a história "A casa sonolenta".
Metodologia: roda de conversa, histórias,
música, vídeos,caixa da novidade, fantasias, pintura, colagem,
desenho livre, confecção de placas sensoriais, confecção de utensílios domésticos com
sucata, fantoches, máscaras, modelagem, jogo da memória, brincadeiras livres e
direcionadas, culinária e Mostra de trabalhos.
Culminância: Mostra de trabalhos,
“Nossas experiências”! Integrando família e escola.
Bibliografia: