O amor que me move é o amor verdadeiro que sinto pelo desenvolvimento e descoberta, daquele que um dia se descobrirá cidadão... Do berçário a universidade. Isso alimenta minha criatividade, minha força de vontade, meus dias.
domingo, 12 de março de 2017
Projetos tema "Piratas"
Título:
Piralbeto e as letras encantadas!
Tema:
Piratas
Turma:
Pré-escola
Professora:
Adriana Lopes
Período:
20/03/2017 à 21/04/2017
Área do conhecimento:
Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento
e matemática.
Justificativa:
É na educação infantil que são oportunizados
os estímulos necessários para o contínuo desenvolvimento integral das crianças.
Contudo, nesta fase elas já estão inseridas em um ambiente preparatório, obtendo
de forma natural no dia a dia escolar as informações que as levarão a um mundo
de descobertas, onde todo conhecimento prévio facilitará as aprendizagens
futuras.
Assim, pensando que
houve um grande interesse por parte da turma da pré-escola (nível 2) com o tema
trabalhado no último período e partindo dos questionamentos feitos por eles
como: “Profe que letra é esta?”, “Pirata começa com a letra P?” será
desenvolvido um projeto que de forma lúdica e com materiais concretos os
educandos possam reconhecer e perceber a presença das letras do alfabeto no
nosso cotidiano pois, conforme (RCNEI,2002,P.21)
No processo de construção do conhecimento, as
crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que
possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam
desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das
interações que estabelecem com
as outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI, 2002, P.21)
Objetivo
geral: Propiciar que os alunos conheçam e se familiarizem com as letras do alfabeto de forma
lúdica e prazerosa através do fantoche articulado “Piralbeto”.
Objetivos
específicos:
Conhecer cada letra do alfabeto a partir
de um material concreto;
Reconhecer as letras em situações do
nosso cotidiano;
Reconhecer a ordem alfabética;
Confeccionar um alfabeto com materiais
concretos;
Reconhecer, ordenar e quantificar
numerais do 1 ao 30;
Reconhecer, identificar e formar
conjuntos;
Conceituar antes, entre e depois;
Estimular o raciocínio lógico através de
jogos matemáticos;
Classificar os meios de transporte em
terrestre, aéreos e marítimos;
Desenvolver a psícomotricidade;
Desenvolver movimentos que estimulem a
motricidade fina;
Expressar-se por meio das artes
plásticas;
Promover o pensamento autônomo através
do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades criticas e
criativas do educando;
Promover
a autonomia;
Estimular o conhecimento de datas
comemorativas e suas histórias;
Desenvolver algumas noções da língua
estrangeira (Francês).
Apresentação
do projeto: O referido projeto será apresentado
através de um fantoche articulado do “Piralbeto”.
Metodologia:
roda de conversa, histórias, música, vídeos, baú do tesouro, fantoche
articulado, pintura, alinhavo, colagem, desenho livre, máscaras, bingo, modelagem,
brincadeiras livres e direcionadas, culinária.
Culminância:
O projeto será finalizado com um vernissage “Mil e uma letras do Piralbeto”.
O mesmo contará com a participação das
famílias dos alunos na confecção prévia das obras.
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF 2002. P.21.
Planejamento
diário de 20/03/2017 à 20/04/2017:
Segunda-feira: “Terra a
vista!” A professora apresentará o projeto através de um fantoche articulado o
“Piralbeto”, o mesmo será confeccionado com tecido e meias representando um
pirata que adora as letras do alfabeto. Nele terá um bolso que sairá o livro
com a história “Alfabeto dos pingos” (Mary França).
Atividade
de registro: Pintura com tinta a dedo, grafia das letras em
bastão do alfabeto em folha A3.
Terça-feira: Psicomotricidade
Os alunos realizarão as seguintes atividades no
pátio da escola:
a) Pega
letra: Dado o sinal os alunos deverão correr pelo pátio, cada um com uma letra
do alfabeto grudada nas costas. Quando a professora disser por exemplo letra
“A” todos devem correr e pegar o coleguinha que esta com essa letra e assim
sucessivamente até que todos participarem.
b) Conjunto
Humano: Dado o sinal, a professora fará os seguintes comandos aos alunos: Que se agrupem formando um
conjunto de meninos e um conjunto de meninos. Num segundo momento, solicitar
que se agrupem de acordo com a altura, ou seja, meninos mais altos e meninos
mais baixos. Colocar barbante em volta dos grupos, dos conjuntos, formando os
diagramas. Perguntar ás crianças quantos elementos têm este conjunto.
c) Relaxamento
em grupo com música: Alunos dispostos em circulo, de costas um para o outro.
Dado o sinal, os alunos deverão executar movimentos pedidos pela professora.
Exemplo: Passar as mãos nas costas do amigo da frente, etc.
2ª
Atividade: Anexo 1
Quarta-feira:
Artes: Confecção
de uma luneta do pirata com sucata.
Filosofia: Através
de uma televisão feita com caixa de papelão previamente pela educadora serão
levantados questionamentos sobre o uso da mesma no seu cotidiano.
Quinta-feira:
Natureza
e sociedade: Através da figura de um navio de pirata a
professora fará a seguinte afirmação: Para os piratas chegarem até a ilha de
tesouros eles usavam o navio como meio de transporte. Logo após, a mesma fará o
seguinte questionamento: E vocês que meio de transporte usam para chegar à
escola?
Em seguida, os alunos desenharão em papel a metro
os meios de transporte que mais gostam e com a ajuda da professora colocarão a
letra inicial de a cada um.
Francês: Contando
em francês os meios de transporte que desenharam.
Sexta-feira: Retomada,
lanche coletivo e tarefa de casa.
Anexo 2:
Sábado e Domingo
Segunda-feira:
A
professora apresentará a música “As letras falam” com o fantoche Piralbeto.
2ª
atividade: Os alunos jogarão o bingo do alfabeto dos piratas,
confeccionado pela professora previamente com cartões de caixas de pizza,
tampinhas e adesivos relacionado ao tema.
Terça-feira:
a) Procurando
o alfabeto pelo pátio da escola. A professora espalhará letras do alfabeto pelo
pátio e ao seu comando os alunos deverão encontrar e após colocá-las dentro do
baú do tesouro.
b) Dança dos
bambolês: Cada aluno ficará disposto dentro de um bambolê. Dado o sinal os
alunos deverão dançar entre os mesmos e quando parar a música deverá entrar em
um. Cada vez que a música parar um bambolê é retirado da roda e assim
sucessivamente. Os alunos que ficarem sem bambolê deverão se juntar com um
amigo. A atividade termina quando restar um só bambolê e todos os alunos
estarem dentro dele.
c) Atividade
de relaxamento idem a primeira semana.
Atividade: Modelando os números do 1 ao 5 e
formando conjuntos entre eles.
Quarta-feira: Artes: Confecção do meio de transporte
“navio” com caixa de leite ou suco e palito de churrasco. (Pintura individual
com tinta guache)
Filosofia:
Através
da contação de história “Camila fala palavrão” à educadora fará o seguinte
questionamento: Criança pode falar
palavrão?
Quinta-feira:
Natureza e sociedade: Os alunos retomarão os meios de transporte com a
música:
Atividade:
Anexo 3
Francês: Através
da brincadeira “Onde estão as letrinhas do alfabeto com a cor VERMELHO (RED) em
francês. A professora esconderá pela sala várias letrinhas do alfabeto e ao
comando da mesma os alunos terão que encontrá-las.
Sexta-feira: Retomada
e lanche coletivo.
Sábado e Domingo
Segunda-feira: Piralbeto
irá apresentar para os alunos a poesia:
“
2ª atividade: Modelando as letras do alfabeto.
Terça-feira:
Psicomotricidade:
a) A
professora desenhará com giz no chão algumas letras do alfabeto. Dado o sinal,
os alunos deverão executar os comandos da mesma. Ex: Pula na letra “A”, Caminha
sobre a letra “E”, engatinha na letra “R” e assim por diante.
b) Em
círculo, um aluno de cada vez deverá pegar uma letra de dentro do saco surpresa
e imitar um bicho que comece com a letra inicial da mesma. Quem adivinhar é o
próximo a participar.
c) Cabo de
guerra dos piratas. Dado o sinal os alunos divididos em dois grupos, deverão
evitar que se afoguem no mar, que será representado por ondas desenhadas no
chão do pátio entre os mesmos.
Atividade
lógico matemática: Contando e quantificando com letras do alfabeto em
EVA.
Quarta-feira: Artes: Confecção de uma mascará de coelhinho
para a festa.
Festa de Páscoa
Quinta-feira:
Natureza e sociedade: A professora retomará os meios de transporte com uma
variação da brincadeira “morto e vivo”. Quando disser “terrestre” os alunos
deverão agachar dirigindo simbolicamente um carro, quando falar ”aéreo” deverão
ficar em pé simbolizando o voo de um avião e quando ela falar “marítimo” todos
deverão deitar no chão simbolizando um navio.
Francês: Os alunos
brincarão de esconde-esconde contando em francês do 1 ao 10
Sexta-feira: Feriado
(sexta-feira santa)
Sábado e Domingo
Título: Um por todos e
todos por um na terra dos piratas!
Tema:
Piratas
Turma:
Pré-escola
Professora:
Adriana Lopes
Período:
20/02/2017 à 20/03/2017
Área
do conhecimento: Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes
visuais, movimento e matemática.
Justificativa: Diante das observações
feitas pela professora nos primeiros dias letivos com a turma da pré-escola,
foi possível perceber o quanto é importante que se oportunize abordagens que
incentive os alunos a refletir sobre suas ações. Para Sabini (2002, p. 48),
“[...] o indivíduo torna-se inteiramente humano através das interações e do
envolvimento com outras pessoas [...]”. Sendo assim, no referido projeto
aparecem os “´piratas”, sujeitos autônomos e organizados que cruzavam os mares
a procura de tesouros. Eles desenvolviam um código de conduta, no qual
mantinham uma organização de grupo dentro da realidade em que viviam. E são
através desses personagens que fascinam as crianças, que o tema em questão
servirá de suporte para que se construa uma ponte de significação entre o real
e o imaginário promovendo assim a reflexão de valores e ações dos alunos.
Objetivo geral: Organizar com os alunos
um código de conduta da turma da pré-escola, através das atividades
desenvolvidas com o tema “piratas”.
Objetivos específicos:
Propiciar um ambiente acolhedor e lúdico
através do tema “piratas”;
Elaborar um código de conduta da turma;
Descrever cenários e personagens;
Conhecer as características dos piratas,
seu modo de vida, alimentação, moradia, código de conduta, etc;
Promover a
leitura do mapa como elemento simbólico do espaço físico em que estamos
inseridos;
Conceituar
geograficamente o que são ilhas e mares;
Reconhecer, ordenar e quantificar
numerais do 1 ao 30; (retomada)
Estimular o raciocínio lógico através de
jogos matemáticos;
Desenvolver a psícomotricidade;
Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade
fina;
Expressar-se por meio das artes
plásticas;
Promover o pensamento autônomo através
do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades criticas e
criativas do educando;
Promover
a autonomia;
Estimular o conhecimento de datas comemorativas
e suas histórias;
Desenvolver algumas noções da língua
estrangeira (Francês).
Apresentação do projeto: O presente
projeto será apresentado através da brincadeira “Caça
ao tesouro”.
Metodologia: roda de conversa,
histórias, música, vídeos, documentários, pesquisa, baú do tesouro, fantasias,
pintura, colagem, desenho livre, confecção de jogos e brinquedos com sucatas, fantoches,
máscaras, dobradura, painéis, trilha, bingo, modelagem, brincadeiras livres e
direcionadas, culinária.
Culminância: A
professora organizará uma festa no barco dos piratas, onde os alunos serão
convidados a estar fantasiados e a dividirem um lanche coletivo.
Bibliografia:
Acesso em: 24 jan/2017
Acesso em: 24 jan/2017
Acesso em 30jan/2017
Planejamento diário de 20/02/2017
à 10/03/2017:
Segunda-feira: A
professora apresentará o projeto caracterizada de “pirata”. A mesma pedirá que
a secretária da escola entregue na sala de aula um mapa do tesouro feito com
papel pardo e uma chave.
1ª atividade: Após, os alunos
serão convidados a decifrar o mapa e seguir as fantásticas dicas do mesmo pela
escola até o “baú do tesouro” que estará enterrado na caixa de areia do pátio.
Dentro do mesmo terá um tesouro muito especial, oito saquinhos com moedas de
ouro de chocolate. Após todos desenterrarem o baú a professora pedirá que fiquem
em círculo e entregará o baú e a chave para um dos alunos dando inicio a
“dinâmica do presente”.
a) Parabéns! Você tem muita sorte, foi escolhida
(o) para ganhar a chave que abrirá o baú. Esta chave representa a união e a
amizade da nossa turminha, por isso não fique com o presente e ofereça para
quem você considera mais ALEGRE.
b) O que seria de nós sem alegria? Continue
animando a nossa turminha com esta alegria contagiante. Não fique com o
presente e ofereça para alguém que goste de FALAR BASTANTE.
c) Hum... você gosta de falar bastante! Que bom,
assim temos com quem conversar. Então seja generoso e ofereça para alguém que
goste de DIVIDIR OS BRINQUEDOS.
d) Que legal você compartilha os brinquedos os
colegas e isso é um gesto muito especial, mas o presente não será seu;
passe-o para aquela(e) amiga(o) que você acha mais BONITA(o).
e) Que bom!! Você foi escolhida (o) a mais bonita (o)
da turma, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonita
(o)! Mas o presente não será seu, o entregue a quem você considera mais CARINHOSO.
f) Carinho também é uma forma de amor. Você está de
parabéns! (palmas), mas... todo
este carinho você irá demonstrar entregando o
presente para um amiginho (a) que você considera o mais AMIGO de todos na
turma.
g) Você foi eleita (o) a
pessoa amiga de todos.
Parabéns!
Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas
as qualidades, é ter amor no coração. Este presente é para você. E você
como bom amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando
este momento especial.
2ª atividade: Cinema: Os alunos assistirão o DVD “A
lenda do tesouro perdido” (Thomas e seus amigos)
Retomada do dia com a música que será o tema musical
da sala da pré-escola.
MARCHA
PIRATA
Marcha pirata com cara de mau
O olho de vidro e a perna pau
Navio pegou
fogo muita atenção
Não vai cair no mar e nadar com tubarão!
Terça-feira: Psicomotricidade
Os alunos
realizarão as seguintes atividades no pátio da escola:
Bandeira de pirata na ilha
A professora representará através
de um desenho com giz de quadro no pátio da escola dois barcos e uma ilha cheia
de bandeirinhas de pirata a uma distância de uns 5m mais ou menos. Os alunos ficarão
dispostos em duas equipes dentro dos respectivos barcos cada equipe será
representada por uma cor. Ao comando da
educadora as duplas terão que nadar até a ilha e colocar uma bandeira de cada
vez de volta no seu barco e assim sucessivamente até que a última bandeira seja
colocada.
Pirata mandão
Os alunos estarão formados em
círculo e ao comando de quem estiver com o chapéu de pirata deverão executar o
que se pede.
A atividade se estenderá até que todos sejam o “pirata
mandão”
Acordando
o Capitão Gancho
Em círculo será escolhido um
aluno que ficará com o chapéu “o pirata”. Este estará fora do grupo enquanto o
resto da turma finge estar dormindo. O pirata irá acordar um dos amigos
colocando o chapéu no mesmo e este por sua vez tentará pegá-lo antes que o mesmo
pegue seu lugar na roda.
2ª Atividade: Anexo 1
Quarta-feira: Artes: Fazendo serigrafia na sacolinha
da tarefa de casa com gizão de cera e lixa.
Será entregue para cada aluno uma
folha de lixa e os alunos desenharão livremente na mesma. Logo após, com a
ajuda da professora será passado um ferro quente passando o desenho para a
sacola previamente feita.
Filosofia:
A
professora retirará de dentro do baú do tesouro fichas feitas de color set, nas
mesmas estará escrito palavras que simbolizam valores essenciais do ser humano
como: amor, amizade, respeito, solidariedade, Cooperatividade, afetividade,
partilha, etc. As mesmas serão anexadas no quadro em volta de um ponto de
interrogação. Em seguida fará o seguinte questionamento: O que vocês sabem sobre valores?
A partir do diálogo será elaborado coletivamente um
código de conduta da turma. Em papel a metro.
Quinta-feira:
Natureza e sociedade: A professora irá questionar os alunos com a seguinte
pergunta: Para que serve o mapa? Em seguida tomando como ponto de partida a
localização da sala de aula, pedirá que cada um
desenhe um mapa cujo tesouro esta escondido dentro da casinha de madeira
da escola. Logo após, os mesmos serão colocados em garrafinhas.
Francês: A
professora apresentará os numerais do 1 ao 5 em francês através da brincadeira
esconde-esconde.
Sexta-feira: Festa de
carnaval e entrega da tarefa de casa.
Anexo 2:
Sábado e Domingo
Segunda-feira-
Folga coletiva
Terça-feira-feriado
Quarta-feira: Artes: Pintura coletiva com guache em
um barco de pirata feito de papelão.
Filosofia:
A
professora usará a mão do Capitão gancho. Em seguida fará o seguinte
questionamento: É possível brincar com a
mão do Capitão gancho?
Após o diálogo os alunos confeccionarão uma mão do
Capitão gancho com meia previamente pedida para os pais e ganchos feitos com
cartolina ofício e irão no pátio sentir brincando as dificuldades que as
pessoas têm com a falta de um membro do corpo.
Quinta-feira:
Natureza e sociedade: Através de um mapa a professora irá conceituar
junto com os alunos o que são ilhas e mares.
Anexo3:
Francês: Através
da brincadeira “Elefante colorido” a professora apresentará a cor AZUL- BLEU
(BRU)
Sexta-feira: Lanche
coletivo, retomada da semana e entrega da tarefa da semana.
Anexo 4
Sábado e Domingo
Segunda-feira: A
professora contará a história “Os piratas” Culturama e como recurso usará um
livro.
1ª atividade: Pintando a máscara do pirata feita em
cartolina ofício
Cinema: Os alunos assistirão ao desenho do you
tube” Piratas”
2ª atividade: Desenho livre do desenho em A3
Terça-feira: Psicomotricidade. A professora irá desenhar no pátio da
escola uma trilha fragmentada do tesouro, onde cada fragmento terá uma ação
representada por um numeral e uma ficha, conforme o número que sair no dado
jogado. Ex: Número 2: Um aluno de cada vez irá pular num pé só até o mesmo e
realizar a ação conforme o número da ficha. (Pular cinco vezes)
1ª atividade: Modelando os números do 1 ao 10
2ª Atividade: Anexo 5
Quarta-feira: Artes: Os alunos irão confeccionar com
rolinhos de papel um Pirata. (pintura e colagem)
Filosofia:
Para
apresentar este momento, a professora anexará ao quadro uma gravura de uma
criança sozinha e fará o seguinte questionamento: Você gosta de ficar sozinho?
Após, os alunos brincarão com a cantiga de roda “Se
eu fosse um peixinho”.
Quinta-feira:
Natureza e sociedade: Através de um documentário a professora mostrará o
modo de vida dos piratas, fazendo comparação com o modo de vida dos alunos.
Francês: Será
apresentada a palavra “barco” aos alunos através da confecção de uma dobradura
BARCO – BATEAU (BATU)
Sexta-feira: Lanche
coletivo, retomada da semana e entrega da tarefa da semana.
Anexo 6
Sábado e Domingo
Algumas ideias e sugestões retiradas da net!
Assinar:
Postagens (Atom)
Projeto para Educação Infantil Faz de conta
Título: Brincando, experimentando e reinventando! Tema: Faz de conta Turma: Maternal 1 A ...
-
Título: Brincando, experimentando e reinventando! Tema: Faz de conta Turma: Maternal 1 A ...