Projeto Tema Cinema
Luz, câmera, ação... Uma magia na sétima arte!
Através
da “arte” podemos expressar nossas emoções e sentimentos, representando o mundo
que nos cerca. Neste sentido, o “cinema” enquanto a sétima arte tem a utilidade
de promover várias formas de linguagens, como também é uma ferramenta de apoio
para dar subsídios aos temas abordados em sala de aula. Segundo Napolitano
(2003, p.11) “Trabalhar com cinema em sala de aula é ajudar a escola a
reencontrar a cultura, ao mesmo tempo cotidiana e elevada, pois o cinema é o
campo no qual a estética, o lazer, a ideologia e os valores sociais mais amplos
são sintetizados numa mesma obra de arte”. Desta forma, se usado como fio
condutor contribui para uma aprendizagem interdisciplinar significativa, pois enquanto
mídia educativa possui grande potencial pedagógico uma vez que é muito mais
fácil para uma criança absorver informações advindas de estímulos audiovisuais,
pois influenciam diretamente no seu imaginário possibilitando a exploração de conceitos e a reflexão
sobre valores de forma divertida e lúdica.
Sendo assim, o presente projeto vai
além da apreciação de imagens e sons. Gangel e Hendricks (2005), “... frisam que a
aprendizagem acontece por todos os sentidos e o uso da mídia tão somente tira
vantagem de mais de um deles de cada vez” o que vem a contribuir para que o
aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento e através da interação construa
seu pensamento crítico, refletindo sobre comportamentos e atitudes que podem
vir a ajudá-los a se desenvolverem melhor no contexto familiar e escolar.
Objetivo Geral: Contribuir de forma
interdisciplinar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança por
meio da arte do cinema.
Objetivos específicos:
- Desenvolver na criança o gosto pela leitura de imagens;
- Desenvolver o imaginário infantil através das histórias apresentadas pelo cinema;
- Facilitar o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva;
- Compreender a linguagem cinematográfica;
- Entender os elementos que compõem um filme;
- Ampliar o repertório cultural do aluno;
- Explorar sensações, sentimentos e pensamentos através dos filmes;
- Compreender como funcionam as animações cinematográficas;
- Estabelecer noções matemáticas, como contagem e relações espaciais;
- Compreender inicio, meio e fim;
- Valorizar as produções cinematográficas brasileiras, bem como de outras culturas;
- Compreender o cinema como prática social;
- Desenvolver a coordenação motora e a criatividade;
- Expressar-se plasticamente através de atividades de Artes;
- Confeccionar elementos que compõem o cinema com sucata;
- Expressar-se através da musicalização e sonoridade rítmica;
- Estimular o pensamento matemático através de atividades lúdicas e discussões coletivas;
- Identificar as marcas temporais presentes nos filmes;
- Estimular o raciocínio lógico;
- Reconhecer e ordenar numerais de 1 ao15;
- Facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, cognitivo, motor e social;
- Desenvolver a lateralidade e atividades de coordenação;
- Promover a socialização e a integração dos alunos, através de sessões de cinema semanais;
- Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
- Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).
Apresentação
do projeto: Será apresentado pela professora
caracterizada de Charles Chaplin através de uma sessão de cinema na “Salinha da
sétima arte”
Metodologia:
roda de conversa, filmes, multimídia, música, elementos do cinema com sucata, passeio
de campo, fantasias, fantoches, pintura, colagem, desenho livre, carimbo,
máscaras, painéis, jogo da memória, portfólio, quebra cabeça, modelagem,
alinhavo, punção, brincadeiras livres e direcionada e culinária.
Culminância:
Será
concluído por meio da apresentação de um filme da turma.
Referências
bibliográficas:
Disponível em: <http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/120/artigo291860-1.asp> Acesso em: 11 jul. 2016.
Disponível em: <http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/81/artigo194606-1.asp>Acesso em: 11 jul. 2016
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/047.shtml> Acesso em: 11 jul. 2016
Disponível em: < http://ebd2630.blogspot.com.br/2012/10/utilizacao-de-recursos-audiovisuais.html> Acesso em: 11 jul. 2016
Sugestões
APRESENTANDO O PROJETO
CHARLES CHAPLIN
PINÓQUIO
A animação que conta a história do boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade nos traz muitas mensagem e faz refletir. A figura do grilo falante, deixa clara a ideia da necessidade de um consciência. Já o fato do nariz do boneco crescer toda a vez que ele mente mostra que todos têm a obrigação de agir corretamente, mesmo que sejam feitos de madeira.
.
PEQUENO PRÍNCIPE
OLIMPÍADAS 2016
CONHECENDO VINÍCIUS E TOM
DIVERTIDA MENTE
Mensagens sobre amadurecimento, independência, a importância de todos sentimentos, o egocentrismo involuntário, auto-aceitação, o “não permitir que outros ditem quem você é”, etc. Essa é a outra mágica de Divertida Mente, enquanto crianças podem só se divertir com a aventura, os mais velhos terão uma infinidade de pontos para refletir.
RIO 2
Temas como: amor, solidariedade, proteção aos animais e respeito, são alguns dos assuntos levantados pela obra.
BEE MOVIE
A HISTÓRIA DE UMA ABELHA
RESPEITO A NATUREZA E ESPIRITO DE COLETIVIDADE
Adicionar legenda |