TEXTO AUTISMO
Caro leitor,
O texto abaixo foi extraído do site Planeta Educaçãoe foi escrito por Ellen Nottohm e traduzido por Andréa Simon (Portugal).
Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse
1)Antes de tudo eu sou uma criança. Eu tenhoautismo. Eu não sou somente “Autista”. O meu autismo é só um aspecto do meu caráter.
Não
me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e
talentos. Ou você é somente gordo, magro, alto, baixo, míope.
Talvez
estas sejam algumas coisas que eu perceba quando conhecer você, mas
isso não é necessariamente o que você é. Sendo um adulto, você tem algum
controle de como se auto-define. Se quer excluir uma característica,
pode se expressar de maneira diferente.
Sendo
criança eu ainda estou descobrindo.Nem você ou eu podemos saber do que
eu sou capaz. Definir-me somente por uma característica, acaba-se
correndo o risco de manter expectativas que serão pequenas para mim.E se
eu sinto que você acha que não posso fazer algo, a minha resposta
naturalmente será: Para que tentar?
2) A minha percepção sensorial é desordenada. Interação sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo.
Quer
dizer que sentidos ordinários como audição, olfato, paladar, toque,
sensações que passam desapercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas
para mim.
O
ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer
distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender.
Vou explicar o porquê: uma simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito sensível.
Muitas
pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios, barulho
da caixa registradora, celulares tocando, crianças chorando, pessoas
tossindo, luzes fluorescentes.
O
meu cérebro não pode assimilar todas estas informações, provocando em
mim uma perda de controle. O meu olfato pode ser muito sensível.
O
peixe que está à venda na peixaria não está fresco. A pessoa que está
perto pode não ter tomado banho hoje. O bebê ao lado pode estar com uma
fralda suja.O chão pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo
separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal
é o visual.
Então,
a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz
fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um
barulho.
O
quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da luz
cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre
mudando.
Eu
vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me
concentrar. O ventilador, as pessoas andando de um lado para o outro…
Tudo isso afeta os meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo
está neste espaço.
3) Por
favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu
não posso (eu não consigo fazer) Receber e expressar a linguagem e
vocabulário pode ser muito difícil para mim.
Não
é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo.Quando você
me chama do outro lado do quarto, isto é o que eu escuto
“BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João”.
Ao
invés disso, venha falar comigo diretamente com um vocabulário simples:
“João, por favor, coloque o seu livro na estante. Está na hora de
almoçar”. Isso me diz o que você quer que eu faça e o que vai acontecer
depois. Assim é mais fácil para compreender.
4) Eu
sou um “pensador concreto” (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é
concreto, não consigo fazer abstrações.Eu interpreto muito pouco o
sentido oculto das palavras.
É
muito confuso para mim quando você diz “não enche o saco”, quando o que
você quer dizer é “não me aborreça”. Não diga que “isso é moleza, é
mamão com açúcar” quando não há nenhum mamão com açúcar por perto e o
que você quer dizer é que isso e algo fácil de fazer.Gírias, piadas,
duplas intenções, paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.
5) Por
favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.Dizer o que eu
preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para
descrever o que sinto.
Posso
estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras
estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso,
preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros
sinais de que algo está errado).
Por
outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de
cinema dizendo palavras acima da minha capacidade na minha idade. Na
verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor para
compensar a minha deficiência na linguagem.
Por
que eu sei exatamente o que é esperado de mim como resposta quando
alguém fala comigo. As palavras difíceis que de vez em quando falo podem
vir de livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é
chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender o contexto das palavras
que estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.
6) Eu
sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para
mim.Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de
simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar
muitas vezes. Repetições consistentes me ajudam a aprender.
Um
esquema visual me ajuda durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter
que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais
fácil entre uma atividade e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as
minhas atividades e alcançar as suas expectativas.
Eu
não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar
crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu
possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos
simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode
ajudar mais tarde a conhecer as palavras.
7) Por
favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o
que eu não posso fazer. Como qualquer outro ser humano não posso
aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado
comigo e que preciso de CONSERTO.
Para
que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado?
Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu
potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para
fazer as coisas.
Por
favor, me ajude com interações sociais, pode parecer que não quero
brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente
não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você
pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou
brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído.
Eu
sou melhor em brincadeiras que tenham atividades com estrutura
começo-meio-fim. Não sei como “LER” expressão facial, linguagem corporal
ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me ensinar como devo
responder socialmente.
Exemplo:
Se eu rir quando Sandra cair do escorregador não é que eu ache
engraçado. É que eu não sei como agir socialmente. Ensine-me a dizer:
Você esta bem?.
9) Tente
encontrar o que provoca a minha perda de controle.Perda de controle,
“chilique”, birra, mal-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles
são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um
ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo.
Se
você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso
poderá ser prevenido – ou até evitado. Mantenha um diário de horas,
lugares pessoas e atividades. Você encontrar uma seqüência pode parecer
difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que
todo comportamento é uma forma de comunicação.
Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro dele.
10) Se
você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.Elimine
pensamentos como “Se ele pelo menos pudesse…” ou “Porque ele não pode…”
Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais
tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso.
Eu
não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo
e não com você. Sem a sua ajuda a minha chance de alcançar uma vida
adulta digna será pequena. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é
maior do que você pensa.
Eu
prometo: EU VALHO A PENA. E, finalmente três palavras mágicas:
Paciência, Paciência, Paciência. Ajuda a ver o meu autismo como uma
habilidade diferente e não uma desabilidade. Olhe por cima do que você
acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu.
Talvez
seja verdade que eu não seja bom no contato olho no olho e conversas,
mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas
de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um
Ronaldinho “Fenômeno” do futebol.
Mas,
com a minha capacidade de prestar atenção e de concentração no que me
interessa, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh. Eles
também tinham autismo, uma possível resposta para Alzaheim o enigma da
vida extraterrestre.
O
que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no
próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a
minha Base. Pense sobre estas “regras” sociais e se elas não fazem
sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e
nós vamos ver até onde eu posso ir.
CONTO COM VOCÊ!!!