Título:
No P da Poesia !
Tema:
Poesia
Turma:
Pré-escola Nível 2
Professora:
Adriana Lopes
Período:
Área
do conhecimento: Sócio afetivo, linguagem oral,
natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.
Justificativa:
Segundo a poetisa Eloí
Elisabet Bocheco “No poema, as palavras
brilham, dançam, jogam, palpitam, cantam, pulam, incendeiam, brincam. Brincar
com palavras é uma experiência prazerosa que provoca intimidade com a linguagem
e desperta prazer de ler. A adesão das crianças é imediata porque elas captam,
no semblante do poema, a similaridade com o universo infantil, que, em sua
essência, é mágico, milagreiro, inventivo e lúdico”.
Neste sentido,
observando o interesse que a turma da Pré-escola Nível 2 apresenta procurando
letras pela sala de aula e a vontade de aprender a ler, o presente projeto “No
P da poesia” foi pensado a fim de proporcionar na mesma o convívio diário com os versos e rimas, ouvindo
poesias e desenvolvendo inúmeras atividades relacionadas ao universo poético e
às infinitas possibilidades de brincar com as palavras, promovendo assim sensibilizá-los para a arte, despertar neles
o desejo de conhecer o gênero poético, "brincar” de rimar e apropriar-se
da arte de compor.
Objetivo
geral: Possibilitar de forma lúdica que os alunos brinquem
com as palavras através da poesia, ampliando a oralidade, comunicação e
expressão.
Objetivos
específicos:
- Estimular o prazer de ouvir pequenas poesias;
- Informar a respeito dos autores poéticos José Paulo Paes, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Elias José;
- o Promover a recitação de pequenas poesias utilizando recursos variados, como: músicas, gravuras, fantoches, entre outros.
- o Expressar-se através da musicalização e sonoridade rítmica;
- Reconhecer e identificar as letras do alfabeto nas poesias;
- o Desenvolver noção temporal (ontem, hoje e amanhã) através dos cartazes de rotina;
- Observar e identificar os animais do jardim;
- Identificar diferentes moradias;
- o
Desenvolver noção de hora através do
relógio de ponteiro;
- o Estimular o raciocínio lógico; através de jogos matemáticos;
- o Reconhecer e ordenar numerais de 1 ao 30;
- o Desenvolver a psícomotricidade; através de movimentos que estimulem a motricidade fina, lateralidade e ritmo;
- o Expressar-se plasticamente através de atividades de Artes;
- o Potencializar a criatividade;
- o Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades critica e criativas do educando;
- o Promover a autonomia;
- o Valorizar a importância de compartilhar, o respeito ao direito do outro e o cumprimento das normas estabelecidas pelo grupo;
- o Promover a socialização e a integração dos alunos, família e escola, através de um Sarau Poético;
- o Estimular o conhecimento de datas comemorativas;
- o Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).
Apresentação do projeto: Será
apresentado através de um “Varal poético” com a Poesia de José Paulo Paes
“Convite”.
Metodologia: roda de conversa, poesias,
música, vídeos, pesquisa, Livro sanfonado poético, pintura, colagem, desenho livre,
painéis, varal poético, jogo da memória, portfólio, modelagem, brincadeiras
livres e direcionadas.
Culminância: O projeto será finalizado
com um “Sarau poético” integrando família e escola e mostra dos painéis e do
Livro Poético.
Referências bibliográficas:
“... a poesia tende a chamar a atenção
da criança para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala
todos os dias sem se dar conta dela “
(José Paulo Paes em ‘poesias para crianças’)
(José Paulo Paes em ‘poesias para crianças’)
Planejamento diário: 05/05/
2017 à 07/07/2017
Segunda-feira: Segunda-feira-
Hora da Poesia: A professora entregará um envelope para cada aluno e dentro dos
mesmos conterá convites, com a poesia “Convite” de José Paulo Paes que abrirá o
projeto.
Em seguida, apresentará
o varal poético, feito com envelopes onde estará a poesia anexada para
posterior declamação feita pela professora.
Atividade
de registro: Confecção do painel coletivo da Poesia
Recorte de palavras em revista e desenhos que
representam a mesma em papel pardo.
Hora do vídeo: Os
alunos assistirão o desenho: A pipa da Emília
Terça-feira:
Natureza
e sociedade: Articulando a poesia da semana com os cartazes de
rotina a professora irá conceituar junto com os alunos (ontem, hoje e amanhã).
Ex: Ontem dia... Eu brinquei de?
Atividade
de registro: Anexo 1
Atividade
lógico matemática: Dominó matemático
Quarta-feira:
Artes: Confecção
de piões feitos com CD velho, colagem, tampinhas e bolinha rolon.
Filosofia: A
professora apresentará esse momento através da história “Também quero Brincar”
da coleção BULLIYNG NA ESCOLA.
Logo em seguida, fará a seguinte pergunta?
Vocês
gostam de brincar sozinhos?
Atividade:
Brincando com os piões confeccionados
Quinta-feira:
Psicomotricidade
Desenvolvendo
Lateralidade
ü Corrida diferente:
Dado o sinal pela professora os alunos correrão
livremente em um espaço determinado. Ao
seu comando todos devem parar e executar as seguintes ordens alternadamente.
- Mão direita na cabeça,mão
esquerda;
- Mão
direita no amigo do lado, da frente, de atrás;
- Pé
direito para cima, pé esquerdo;
- Pé
encostado no amigo do lado direito, lado esquerdo,etc.
ü Procurando pares
Alunos dispostos em roda, cada um com uma metade de
uma gravura de um brinquedo. Dado o
sinal pela professora, os mesmos deverão achar seus pares e completar a
gravura.
ü João Bobo
Os alunos serão organizados em trios onde
posteriormente a professora irá propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um
aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e
para trás pelos dois colegas.
Francês: Os alunos
aprenderão a palavra pião (Pi) através da brincadeira: Onde está o pião?
Atividade
de Registro: Movimentando um pião no papel
A professora entregará para cada aluno uma folha A3
com uma tampinha colada em seu centro. Com um lápis os alunos deverão fazer
movimentos circulares sem tirar a mão do mesmo entre a tampinha.
Sexta-feira:
Retomada, lanche coletivo
Anexo 2 Tarefa Coletiva
Sábado e
Domingo
Segunda-feira: A professora
apresentará a poesia “Relógio” de Vinícius de Moraes através de um CD de
música.
Atividade de registro: Confecção de um
relógio coletivo que representará o paínel cda Poesia
Anexo 3
Terça-feira:
Natureza
e sociedade: Por meio do relógio feito pela truma a professora
irá desenvolver a noção de tempo com os alunos.
Atividade de registro: Confecção de um
relógio de pulso feito com rolinho de papel higiênico
Anexo: 4
Atividade
lógico matemática: Brincando de relógio
Um aluno de
cada vez irá jogar um dos dois cubos feitos de papelão que conterão os numerais
que representarão as horas. Conforme o número que jogar irá ao relógio desenhado
no chão e colocará as mãos e os pés representando o ponteiro no mesmo
Quarta-feira:
Artes: Construção
de um relógio feito com prato de papel. Pintura com guache e gizão, recorte e
colagem.
Anexo 5
Filosofia:
Através
do som de um relógio despertador, a professora provocará os alunos com o seguinte
questionamento:
Para que serve o tempo?
Quinta-feira:
Psicomotricidade
Desenvolvendo
Ritmo
ü Dançando Tic tic tac (Palavra
Cantada)
Dado o sinal, os alunos irão dançar e gesticular.
ü Batendo palmas
Em roda os alunos irão realizar os seguintes
comandos:
-
Devagar, rápido, para o lado direito, para o lado esquerdo, no joelho, na
bochecha, na barriga, etc.
Francês: Através
do relógio da sala os alunos irão contar até 10 em francês
Atividade de registro: Anexo 6
Sexta-feira:
Retomada, lanche coletivo.
Sábado e
Domingo
Segunda-feira: Através do vídeo Quintal da
Cultura a professora apresentará a poesia - Leilão de Jardim de Cecília
Meireles.
Atividade de registro:
Confecção de um Painel coletivo da poesia através de desenhos e colagens.
Anexo
7
Terça-feira:
Natureza e sociedade: Observando
os bichinhos de jardim no pátio da escola.
Atividade de registro: Desenho
livre em A3 sobre o que encontramos no jardim.
Atividade
lógico matemática: A professora propiciará a seguinte brincadeira:
ü Colocando
o numeral certo.
Dado o
sinal, pela educadora, dois alunos de cada vez deverão pegar do cesto os
numerais que correspondem a quantidade de bichinhos de cada folha que estarão
dentro de tampinhas de leite e colocar em cima da mesma que estará disposta na
sua coluna no chão da sala.
Anexo 8
Quarta-feira:
Artes: Pintura
no Jogo da memória Leilão do Jardim
Anexo 9
Filosofia:
Através
do filme “vida de inseto” a professora oportunizará uma reflexão sobre o quanto
é importante o trabalho em grupo.
Quinta-feira:
Psicomotricidade:
Desenvolvendo
Lateralidade
ü Dançando
e gesticulando a música Pop Pop
ü Caminhando
em um espaço delimitador com um objeto na mão direita, esquerda;
Francês: Através de dobraduras de flores
os alunos irão retomar a cor “amarela” JAUNE (june) em
francês
Sexta-feira: Lanche
coletivo, retomada com as atividades da semana e tarefa de casa.
Anexo10
Sábado e
Domingo
Segunda-feira:
Hora da
poesia: Através de fotos da fachada da casa de cada aluno a professora
apresentará a poesia “A casa e seu dono” de Elias José
Atividade
de registro: Confecção do painel coletivo da poesia.
Anexo11
Terça-feira:
Natureza e sociedade: Através das fotos apresentadas das casas dos
alunos, a professora irá conceituar diferentes moradias.
Atividade
lógico matemática: Anexo12
Quarta-feira:
Artes Pintura
coletiva com guache em uma casa feita de caixa de papelão.
Filosofia: Através
de slides a professora provocará os alunos para uma reflexão:
Meninos de rua
Quinta-feira:
Psicomotricidade:
Desenvolvendo
Ritmo
ü Batendo
palmas e pés ao ritmo da Música Era uma casa;
ü Morto –
vivo – careca – cabeludo:
Dado o sinal pela professora os alunos, em circulo,
de pé, obedecerão as seguintes ordens: morto (ficam agachados), vivo (ficam de
pé), careca (ficam com as mãos na cabeça), cabeludo (ficam com os braços
abertos acima da cabeça).
ü Criando
sons
A professora pedirá aos alunos que individualmente
tetemcriar sons com próprio corpo, sem poder usar a voz.
Francês: Os alunos
aprenderão a palavra “casa” em francês MAISON meson
Atividade de registro: Pintura e montagem na
casinha feita em cartolina ofício.
Anexo 13
Sexta-feira: Lanche
coletivo, retomada com as atividades da semana e tarefa de casa. Anexo: 14
Sábado e
Domingo
“ A poesia é o
sentimento que sobra ao coração e sai pela mão”. (Carmen Conde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário