BEM VINDOS AO MEU BLOG!



UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




segunda-feira, 21 de maio de 2018

Projeto para educação infantil "No mundo colorido dos sentimentos"



                                       




















Título: No mundo colorido dos sentimentos!
Tema: Monstrinhos coloridos
Turma: Maternal 1 A                                                     
Professora: Adriana Lopes
Período:                                                            

Área do conhecimento: Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.                                                                                             

Justificativa: Com base nas observações diárias feitas pela professora nos primeiros dias letivos com a turma do Maternal 1A, foi possível perceber que os alunos não conseguiam lidar e compreender os sentimentos de insegurança, medo, tristeza, entre outros na fase de adaptação e readaptação à escola. Como quando tinham que se despedir dos pais na hora da entrada, ou quando um inseto que voava ao seu redor simbolizava ondas de pavor na sua imaginação. Então, pensando no quanto o espaço pode influir positivamente ou negativamente permitindo a aproximação ou o isolamento em relação às sensações de bem-estar ou mal-estar, pois de acordo com reportagem na Revista Nova Escola para Wallon: 
“O espaço não é primitivamente uma ordem entre as coisas, é antes uma qualidade das coisas em relação a nós próprios, e nessa relação é grande o papel da afetividade, da pertença, do aproximar ou do evitar, da proximidade ou do afastamento”
Nesse sentido, o presente projeto foi pensado e elaborado usando como ferramenta o tema da salinha “monstrinhos coloridos” onde a presença destas figuras coloridas servirá de suporte e dará à oportunidade que a educadora precisa para proporcionar um cenário perfeito que contribuirá para que se façam construções no imaginário das crianças, levando-as a movimentos de mudanças e descobertas, instigando-as a criticarem e argumentarem, favorecendo o ambiente de aprendizagem, bem como a lidarem e superarem diferentes maneiras de se sentir em relação ao mundo que as cerca.

Objetivo geral: Favorecer um ambiente de aprendizagem que contribua na aceitação de diferentes emoções no dia a dia escolar.
Objetivos específicos:

  • *  Propiciar um ambiente acolhedor e lúdico através do tema “Monstrinhos coloridos”;
  • *      Desenvolver a atenção ao ouvir histórias;
  • *      Ampliar vocabulário;
  • *      Entoar e dramatizar cantigas relacionadas ao tema;
  • *      Reconhecer e identificar os numerais do 1 ao 5;
  • *      Reconhecer e identificar as cores;
  • *      Explorar conceitos: dentro/fora, grande/pequeno;
  • *      Expressar-se por meio das artes plásticas;
  • *      Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
  • *      Desenvolver a psicomotricidade;
  • *    Cultivar sentimento de carinho, respeito, amor e cooperação com os coleguinhas, professora e família;
  • *      Compreender os próprios sentimentos;
  • *      Promover atividades em grupo;
  • *      Promover a autonomia;
  • *      Adotar hábitos de higiene e de uma alimentação saudável;
  • *      Dar conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
  •  

                                                                                                        
Apresentação do projeto: O presente projeto será apresentado por meio da contação de história “O monstro e as cores” de Anna Llenas.

Metodologia: roda de conversa, histórias, música, vídeos, calendário das emoções, caixa dos sentimentos, caixa literária, fantasias, pintura, colagem, desenho livre, confecção de jogos e monstrinhos com sucatas, fantoches, máscaras, modelagem, jogo da memória, brincadeiras livres e direcionadas, culinária e Feira dos sentimentos.

Culminância: Feira “Colorindo sentimentos”! Integrando família e escola.

Bibliografia:






“Eduquemos as emoções das nossas crianças! Somente assim elas poderão ser adultos sadios e maduros.” ( Claudine Bernardes)


Postar um comentário