BEM VINDOS AO MEU BLOG!



UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Projeto para educação infantil " Brilhando com a MPB"

                                     




  Título: Brilhando com a MPB!
Tema: MPB
Turma: Pré-escola                                                     
Professora: Adriana Lopes
Período: 
Área do conhecimento: Sócio- afetivo,  linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais,
movimento e matemática.      

Justificativa: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é por meio das brincadeiras e interações que a ação pedagógica educativa deve assegurar as experiências do educando, promovendo ao mesmo “(...) conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança”; Além de, favorecer “(...) a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão (...)”, dentre elas a musical (BRASIL, 2010, P.27). Dentro desse contexto, o referido projeto surgiu após perceber que a música faz parte do dia a dia da pré-escola Nível 2 e que a mesma demonstra grande interesse por ouvir, cantar e dançar diferentes canções. Além disso, foi pensado e elaborado, pois a música é uma ferramenta pedagógica prazerosa e cheia de possibilidades capazes de complementar integralmente o desenvolvimento dos miúdas e miúdas por meio das atividades lúdicas aplicadas durante todo o processo, estimulando a criatividade, o movimento, a percepção, a socialização que o tema oferece.

Objetivo geral: Propiciar ao aluno a reflexão, entendendo a música como fonte de prazer e conhecimento.
Objetivos específicos:
  • *   Explorar e identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
  • *   Enriquecer o repertório musical;
  • *   Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
  • *   Conhecer diferentes canções para desenvolver memória musical;
  • *   Reconhecer elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma);
  • *   Informar sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical;
  • *   Desenvolver a psícomotricidade;
  • *   Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
  • *   Expressar-se por meio das artes plásticas;
  • *   Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades critica e criativas do educando;
  • *   Promover a autonomia;
  • *   Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
  • *   Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).
  •  

Apresentação do projeto: A professora apresentará o projeto através de uma caixa mucical, onde dentro da mesma irá ter fichas com o nome das mesmas.

Metodologia: roda de conversa, histórias, música, vídeos, documentários, caixa musical, fichas, CD, fantasias, pintura, alinhavo, punção, colagem, desenho, fantoches, máscaras, dobradura, painéis, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas.

Culminância: Os alunos irão participar de um Show kids MPB.
Bibliografia:


               


Planejamento:                                                                                                       
04/09/2017 à 06/09/2017
Segunda-feira: A professora apresentará o projeto através de uma caixa musical, onde dentro da mesma irá ter fichas com o nome das músicas e seus respectivos intérpretes.
Repertório musical
©      Aquarela-Toquinho
©      O caderno- Toquinho Gabriel
©      Gente tem sobrenome= Toquinho Pedro Augusto
©      A banda- (Chico Buarque de Holanda) Carrossel Carolina
©      Leãozinho- Nara Leão Augusto
©      Borboleta- Marisa Monte
©      Velha Infância- Marisa Monte
©      Carimbador maluco- Plunct!  Plact ! Zuuum! Raul Seixas
©      Fico assim sem você- Adriana Calcanhoto
©      Emília- Baby Consuelo Sophia
©      Amigos da lua- Carinha de anjo Maria Elisa
©      Brincar de viver- (Maria Bethânia) Carinha de Anjo
©      Lindo balão Azul- (Guilherme Arantes) Carinha de Anjo
©      Trem bala- Ana Vilela
©      O pato Pateta- Vinicius de Moraes Isadora
©      Sítio do Pica pau Amarelo- Gilberto Gil (João Francisco)
©      Chuva de prata- Gal costa Helena

Atividade de registro: Desenho livre sobre a música mais significativa em A3.

Terça-feira: Conversa informal sobre o repertório musical.
Atividade de registro: Modelando

Quarta-feira: Tarde de encerramento do projeto palhaço com brincadeiras e lanche coletivo oferecido pela profe.


11/09/2017 à 15/09/2017                                                               
Segunda-feira: Na roda de conversa a professora irá convidar o ajudante do dia a sortear o amigo que retirará da caixa musical a música que será trabalhada durante a semana. Após, escutarão a mesma através de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a mesma e a professora registrará no quadro branco o que foi mais significativo para os alunos durante a escuta. Sítio do Pica pau Amarelo- Gilberto Gil (João Francisco)
Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1

Terça-feira: Natureza e sociedade: Através de dois vídeos a professora juntamente com os alunos irá conceituar vida urbana e vida rural.

Atividade de registro: Painel coletivo feito com gravuras levadas pela professora

Quarta-feira: Artes                                                                                
Pintura com gizão nos personagens do sítio do Picapau Amarelo para posterior confecção de um jogo da memória gigante feito com caixas de pizzas.
Anexo 2/
Filosofia: A partir do painel confeccionado anteriormente a professora levantará a seguinte reflexão: Vocês gostam de morar na cidade? Por quê?  E se nós morássemos no campo?

Quinta-feira: Piscomotricidade:
*      Corrida do Saci Pererê;
*      Cuca manda
*      Brincando no pátio com o jogo da memória do Sitio confeccionado anteriormente;
Atividade de registro
Pintura em máscaras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo


Sexta-feira:
Retomada da semana com sorteio da próxima música.
Tarefa: Anexo 3


18/09/2017 à 22/09/2017                                                               
Segunda-feira: Na roda de conversa a professora irá apresentar a música da semana da amiguinha Carolina, “A banda” de CHICO Buarque de Holanda, sorteada anteriormente. Após, escutarão a mesma através de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a mesma e a professora registrará no quadro branco o que foi mais significativo para os alunos durante a escuta.
Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Terça-feira: Tarde tradicionalista.
Anexo 1: Pintar na letra da música palavras que iniciam com “B”
Quarta-feira: Feriado
Quinta-feira:Artes e Psícomotricidade
Confecção com sucata de instrumentos musicais e brincando de bandinha no pátio.
Sexta-feira:
Retomada da semana com desfile da banda pela escola e sorteio da próxima música.
Tarefa: Anexo 3

25/09/2017 à 29/09/2017                                                                                                                                          
Segunda-feira: Durante a roda de conversa a professora apresentará a música da semana da amiguinha Maria Elisa, “Amigos da lua”, sorteada anteriormente. Após, escutarão através de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a mesma e a professora registrará no quadro branco o que foi mais significativo para os alunos durante a escuta.
Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.

Terça-feira: Através de um vídeo a professora irá mostrar uma curiosidade sobre a lua.
Anexo 1:
Quarta-feira: Artes: Pintura com tinta guache em luas feitas previamente com pratos de papelão.
Filosofia: Através da pergunta: ”Se tu fosses viajar para a lua, qual amigo levaria”? Por quê?
Quinta-feira: Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as seguintes atividades:
*      Pisando na lua com o amigo: (Versão corrida de jornais)
Dado o sinal pela professora, os alunos que estarão em formação de coluna, cada dupla com duas folhas de jornais, só poderão pisar na lua( jornais) até a linha de chegada.
*      Não deixa a lua cair
Dado o sinal, os alunos não poderão deixar a bola (lua) cair do pano que estarão segurando e sacudindo.
*      Relaxamento em círculo
Com os alunos sentados um de frente para o outro em círculo a professora irá propor ao som da música da semana os seguintes movimentos:

Passar as mãos nas costas do amigo, massagear os ombros, fazer cafuné, etc.
Lógico matemático: Sequência em grupo
Dado o sinal os alunos divididos em dois grupos deverão colocar em sequência numérica e por cores gravuras feitas de colorset simbolizando crianças e luas. Cada grupo deve realizar a atividade em conjunto e o primeiro que terminar ganha.

Sexta-feira:
Retomada da semana com sorteio da próxima música e aniversário da miudinha Maria Elisa
Tarefa: Anexo 2

02/10/2017 à 06/10/2017                                                                                                                                                                                                                             
Segunda-feira:. Durante a roda de conversa a professora apresentará a música da semana da amiguinha Helena, “Chuva de prata”, através de uma chuva de prata e a escuta da mesma através de um rádio USB. Em seguida, conversarão sobre a mesma e a professora registrará no quadro branco o que foi mais significativo para os alunos durante a escuta.

Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.

Terça-feira:
Anexo 1:
Quarta-feira: Artes: Pintura com canetinha em um guarda-chuva feito com prato de papelão, logo em seguida, os alunos colarão o mesmo em uma folha A3 e completarão desenhando o cabo  e colando chuva de papel prata.
Filosofia: Por meio da pergunta: O que podemos fazer em um dia de chuva? A professora instigará os alunos.

Quinta-feira: Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as seguintes atividades:
*      Dança do guarda chuva
Dado o sinal pela professora, os alunos em duplas começarão a dançar ao som da música da semana, um estará com um guarda chuva na mão. Durante um de cada vez deverá entregar o guarda-chuva para um coleguinha da dupla e assim sucessivamente até a música acabar.
*      Dentro, fora ou troca?
Os alunos estarão cada um com seu guarda-chuva. Dado o sinal pela professora, os mesmos deverão executar as ordens comandadas. Ex: Dentro do guarda-chuva (os alunos deverão ficar embaixo do mesmo); Fora do Guarda-chuva os alunos deverão ficar longe do guarda-chuva, Troca de guarda-chuva (os alunos deverão trocar de guarda-chuva e assim sucessivamente até que percam o interesse).
*      Dança da chuva de prata
Dado o sinal, os alunos irão picar papel laminado prata e logo após jogar os mesmos simbolizando uma chuva. Ao término da brincadeira os alunos juntarão os papéis. Relaxamento em círculo ao som da chuva
Com os alunos sentados um de frente para o outro em círculo a professora irá propor ao som da chuva os seguintes movimentos:

Passar as mãos nas costas do amigo, massagear os ombros, fazer cafuné, etc.

Sexta-feira: Retomada da semana
Anexo 2
Tarefa: Anexo 3
09/10/2017 à 13/10/2017   
16/10/2017 à 20/10/2017                                                                                                                                                                                                                      
Segunda-feira: Para apresentar a música da amiguinha Sophia sorteada anteriormente, “Emília” Baby Consuelo, a professora estará caracterizada de Boneca Emília. Em seguida, a professora convidará os alunos a cantarem e dançarem a mesma.
Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1:

Terça-feira: Através do vídeo “A reforma da natureza” a professora conversara com os alunos sobre a natureza e do quanto ela é fundamental para nossa existência, diferente da boneca Emília que gosta de mudar os nomes e as coisas.

Anexo 2:
Quarta-feira: Artes:
 
Filosofia:
Quinta-feira: Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as seguintes atividades caracterizada de boneca Emília:
  • *      Pega, pega com a Emília,
  • *      Conjunto Humano: Dado o sinal, a professora fará os seguintes comandos aos alunos: Que se agrupem formando um conjunto de meninos e um conjunto de meninos. Num segundo momento, solicitar que se agrupem de acordo com a altura, ou seja, meninos mais altos e meninos mais baixos. Colocar barbante em volta dos grupos, dos conjuntos, formando os diagramas. Perguntar ás crianças quantos elementos têm este conjunto.
  • *      Telefone sem fio;

Sexta-feira: Retomada da semana
Tarefa de casa: Anexo 3


23/10/2017 à 27/10/2017   
                                                                                                                                                                                                  
Segunda-feira: Para apresentar a música do amiguinho Pedro Augusto sorteada anteriormente, “Gente tem sobrenome” Toquinho a professora usará um vídeo retirado do you Tube.

Atividade de registro: Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo, em folha A3.
Anexo 1:
Terça-feira: Por meio de fichas com nome completo dos alunos e da história do nome de cada um pedida através de uma Pesquisa para casa, quem escolheu, porquê , a professora conceituará a diferença do porque as pessoas diferentes das coisas tem sobrenome.
Anexo 2:
Quarta-feira: Artes: Silueta individual feita em papel a metro. Em seguida, cada aluno irá pintar e decorar a sua.
Filosofia:
Quinta-feira: Psícomotricidade
  • No pátio a professora aplicará as seguintes brincadeiras com os alunos:
  • *      Brincadeira de roda “A canoa virou”;
  • *      Pega, pega o amigo (a) que começa com a letra...
  • *      Colocando em ordem alfabética os nomes.
  •  

Sexta-feira: Retomada da semana
Confecção da carteira de identidade
Anexo 3
Anexo 4: Tarefa

30/10/2017 à 03/11/2017                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Segunda-feira: Através de um fantoche e um rádio USB a professora apresentará a música da amiguinha Isadora, “O pato Pateta” Vinícius de Moraes.
Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1: Pintar as consoantes P na letra da música com giz amarelo

Terça-feira: Descobrindo curiosidades sobre o pato.
  • Quem é que não gosta de patos? São lindinhos, fofinhos e quando andam são super engraçados!
  • O nome “pato” é dado a algumas espécies de aves da família Anatidae, onde também estão os gansos e marrecos. Os patos são aves que habitam lugares como margens de rios, lagos, pantanais e áreas alagadas. São animais onívoros, mas preferem se alimentar com vegetais, grãos e sementes. Realizam grandes migrações em busca de maior disponibilidade de alimentos.
  • Uma pata (fêmea do pato) chega a por 100 ovos ao ano, e os ovos são maiores que os ovos de uma galinha.
  • 2. Quack
  • Os famosos sons que os patos reproduzem chamam-se grasnar, e o mais curioso é que esse som não emite eco algum. Nenhum cientista ainda sabe a resposta.
  • 3. Por que voam em formato de V?
  • A formação em “V” os ajuda a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro pato.
  • 4. Sociais, curiosos e inteligentes!
  • Os patos, assim como os outros animais de estimação, tem a capacidade de aprender e compreender comandos. Eles também podem brincar com seus donos, e como os outros animais, também respondem a afeição.
  • Se você for adotar um pato, é recomendável que adote dois, pois eles são muito sociais e preferem viver em grupos. No entanto, quando eles crescerem, vão precisar de espaço suficiente.
  • 5. Habilidades únicas
  • O pato é a única ave que tem capacidade de exercer essas três habilidades: andar, nadar e voar. Além disso, o pato é o único animal que consegue dormir e “desligar” metade do cérebro e manter a outra em alerta.
  •  

Anexo 2:
Quarta-feira: Artes: Pato Pateta com prato de papel. Pintura com guache.

Filosofia: Por intermédio da história “O patinho feio” a professora propiciará reflexões acerca da mesma.

Sexta-feira: Retomada da semana
Anexo 3
Anexo 4 tarefa
06/11/2017 à 10/112017                                                                                                                                                                                                                                                                               
Segunda-feira: Para apresentar a música do amiguinho Augusto sorteada anteriormente, “Leãozinho” de Caetano Veloso, a professora utilizará num vídeo do You tube.
Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1 Pintar todas as letras L da letra da música

Terça-feira: Natureza “O leão é um animal selvagem” Curiosidades

Anexo 2:
Quarta-feira: Artes: Pintura em uma máscara de leão
Filosofia: Através da fábula “O rato e o leão “ a professora problematizará reflexões acerca da mesma.

Quinta-feira: Psícomotricidade
No pátio a professora aplicará as seguintes atividades:
  • *      Pega o rabo do leão;
  • *      O leão e o ratinho;
  • *      Toca do leão.
  •  

Sexta-feira: Retomada da semana
Tarefa: Anexo
13/11/2017 à 17/11/2017                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Segunda-feira: Por meio da brincadeira “Onde está meu caderno” a professora apresentará a música do amiguinho Gabriel “O caderno” Toquinho.
Para realizar a brincadeira a professora fará pistas e os alunos terão que encontrar por toda escola seus respectivos cadernos, que serão escondidos previamente. Para cada aluno uma pista entregue em um envelope. Ex: Augusto: Esta com a professora que tem o nome que começa com a letra “A”.
Atividade de registro: Desenho livre sobre a música em A3.
Anexo 1: Circular com lápis de escrever as consoantes da letra da música.

Terça-feira: Conhecendo o caderno do meu coleguinha
Partindo da observação do caderno do coleguinha a professora levantará reflexões sobre o quanto ele será importante e o porquê de cuidá-lo.
Atividade: Carimbo com tinta guache da mão no caderno do colega simbolizando amizade e partilha.
Quinta-feira: Psícomotricidade
  • No pátio a professora aplicará as seguintes atividades:
  • Circuito com os cadernos:
  • *      Equilíbrio com o caderno na cabeça, partindo de uma linha a outra;
  • *      Revezamento com cadernos;
  • *      Em grupos: quem termina primeiro recortar e colar de revistas ou jornais no seu caderno a letra inicial do seu nome;


Sexta-feira: Encerramento do projeto com à tarde da MPB e entrega de um CD com
“As Nove mais do Nível 2”





























Postar um comentário