BEM VINDOS AO MEU BLOG!



UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Projeto para educação infantil " No P da Poesia"





Título: No P da   Poesia !
Tema: Poesia                       
Turma: Pré-escola Nível 2                              
Professora: Adriana Lopes
Período: 
Área do conhecimento: Sócio afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.       
                                                                                    
                                                                                                                                                                     Justificativa:
Segundo a poetisa Eloí Elisabet Bocheco “No poema, as palavras brilham, dançam, jogam, palpitam, cantam, pulam, incendeiam, brincam. Brincar com palavras é uma experiência prazerosa que provoca intimidade com a linguagem e desperta prazer de ler. A adesão das crianças é imediata porque elas captam, no semblante do poema, a similaridade com o universo infantil, que, em sua essência, é mágico, milagreiro, inventivo e lúdico”.
Neste sentido, observando o interesse que a turma da Pré-escola Nível 2 apresenta procurando letras pela sala de aula e a vontade de aprender a ler, o presente projeto “No P da poesia” foi pensado a fim de proporcionar  na mesma o convívio  diário com os versos e rimas, ouvindo poesias e desenvolvendo inúmeras atividades relacionadas ao universo poético e às infinitas possibilidades de brincar com as palavras, promovendo assim sensibilizá-los para a arte, despertar neles o desejo de conhecer o gênero poético, "brincar” de rimar e apropriar-se da arte de compor.

Objetivo geral: Possibilitar de forma lúdica que os alunos brinquem com as palavras através da poesia, ampliando a oralidade, comunicação e expressão.
Objetivos específicos:
  • Estimular o prazer de ouvir pequenas poesias;
  • Informar a respeito dos autores poéticos José Paulo Paes, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Elias José;
  • o   Promover a recitação de pequenas poesias utilizando recursos variados, como: músicas, gravuras, fantoches, entre outros.
  • o   Expressar-se através da musicalização e sonoridade rítmica;
  • Reconhecer e identificar as letras do alfabeto nas poesias;
  • o   Desenvolver noção temporal (ontem, hoje e amanhã) através dos cartazes de rotina;
  • Observar e identificar os animais do jardim;
  • Identificar diferentes moradias;
  • o   Desenvolver noção de hora através do relógio de ponteiro;
  • o   Estimular o raciocínio lógico; através de jogos matemáticos;
  • o   Reconhecer e ordenar numerais de 1 ao 30;
  • o   Desenvolver a psícomotricidade; através de movimentos que estimulem a motricidade fina, lateralidade e ritmo;
  • o   Expressar-se plasticamente através de atividades de Artes;
  • o   Potencializar a criatividade;
  • o   Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades critica e criativas do educando;
  • o    Promover a autonomia;
  • o   Valorizar a importância de compartilhar, o respeito ao direito do outro e o cumprimento das normas estabelecidas pelo grupo;
  • o   Promover a socialização e a integração dos alunos, família e escola, através de um Sarau Poético;
  • o   Estimular o conhecimento de datas comemorativas;
  • o   Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).

                                                                                                        
Apresentação do projeto: Será apresentado através de um “Varal poético” com a Poesia de José Paulo Paes
“Convite”.

Metodologia: roda de conversa, poesias, música, vídeos, pesquisa, Livro sanfonado poético, pintura, colagem, desenho livre, painéis, varal poético, jogo da memória, portfólio, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas.

Culminância: O projeto será finalizado com um “Sarau poético” integrando família e escola e mostra dos painéis e do Livro Poético.

Referências bibliográficas:

“... a poesia tende a chamar a atenção da criança para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala todos os dias sem se dar conta dela “
(José Paulo Paes em ‘poesias para crianças’)

Planejamento diário: 05/05/ 2017 à 07/07/2017

Segunda-feira: Segunda-feira- Hora da Poesia: A professora entregará um envelope para cada aluno e dentro dos mesmos conterá convites, com a poesia “Convite” de José Paulo Paes que abrirá o projeto.
Em seguida, apresentará o varal poético, feito com envelopes onde estará a poesia anexada para posterior declamação feita pela professora.
Atividade de registro: Confecção do painel coletivo da Poesia
Recorte de palavras em revista e desenhos que representam a mesma em papel pardo.
Hora do vídeo: Os alunos assistirão o desenho: A pipa da Emília

Terça-feira:
Natureza e sociedade: Articulando a poesia da semana com os cartazes de rotina a professora irá conceituar junto com os alunos (ontem, hoje e amanhã).
Ex: Ontem dia... Eu brinquei de?
Atividade de registro: Anexo 1
Atividade lógico matemática: Dominó matemático

Quarta-feira:
Artes: Confecção de piões feitos com CD velho, colagem, tampinhas e bolinha rolon.
Filosofia: A professora apresentará esse momento através da história “Também quero Brincar” da coleção BULLIYNG NA ESCOLA.
 Logo em seguida, fará a seguinte pergunta?
Vocês gostam de brincar sozinhos?
Atividade: Brincando com os piões confeccionados
Quinta-feira:
Psicomotricidade
Desenvolvendo Lateralidade
ü  Corrida diferente:
Dado o sinal pela professora os alunos correrão livremente em  um espaço determinado. Ao seu comando todos devem parar e executar as seguintes ordens alternadamente.
- Mão direita na cabeça,mão esquerda;
- Mão direita no amigo do lado, da frente, de atrás;
- Pé direito para cima, pé esquerdo;
- Pé encostado no amigo do lado direito, lado esquerdo,etc.
ü  Procurando pares
Alunos dispostos em roda, cada um com uma metade de uma gravura de um brinquedo.  Dado o sinal pela professora, os mesmos deverão achar seus pares e completar a gravura.
ü  João Bobo
Os alunos serão organizados em trios onde posteriormente a professora irá propor a brincadeira do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.
Francês: Os alunos aprenderão a palavra pião (Pi) através da brincadeira: Onde está o pião?
Atividade de Registro: Movimentando um pião no papel
A professora entregará para cada aluno uma folha A3 com uma tampinha colada em seu centro. Com um lápis os alunos deverão fazer movimentos circulares sem tirar a mão do mesmo entre a tampinha.
Sexta-feira: Retomada, lanche coletivo
Anexo 2 Tarefa Coletiva

Sábado e Domingo


Segunda-feira: A professora apresentará a poesia “Relógio” de Vinícius de Moraes através de um CD de música.
Atividade de registro: Confecção de um relógio coletivo que representará o paínel cda Poesia
Anexo 3

Terça-feira:
Natureza e sociedade: Por meio do relógio feito pela truma a professora irá desenvolver a noção de tempo com os alunos.
Atividade de registro: Confecção de um relógio de pulso feito com rolinho de papel higiênico
Anexo: 4

                  

Atividade lógico matemática: Brincando de relógio
Um aluno de cada vez irá jogar um dos dois cubos feitos de papelão que conterão os numerais que representarão as horas. Conforme o número que jogar irá ao relógio desenhado no chão e colocará as mãos e os pés representando o ponteiro no mesmo
Quarta-feira:
Artes: Construção de um relógio feito com prato de papel. Pintura com guache e gizão, recorte e colagem.
Anexo 5
 
Filosofia: Através do som de um relógio despertador, a professora provocará os alunos com o seguinte questionamento:
Para que serve o tempo?

Quinta-feira: Psicomotricidade
Desenvolvendo Ritmo
ü  Dançando Tic tic tac (Palavra Cantada)
Dado o sinal, os alunos irão dançar e gesticular.
ü  Batendo palmas
Em roda os alunos irão realizar os seguintes comandos:
- Devagar, rápido, para o lado direito, para o lado esquerdo, no joelho, na bochecha, na barriga, etc.
Francês: Através do relógio da sala os alunos irão contar até 10 em francês
Atividade de registro: Anexo 6
Sexta-feira: Retomada, lanche coletivo.
Sábado e Domingo                                                                                    

Segunda-feira: Através do vídeo Quintal da Cultura a professora apresentará a poesia - Leilão de Jardim de Cecília Meireles.
Atividade de registro: Confecção de um Painel coletivo da poesia através de desenhos e colagens.
Anexo 7
Terça-feira:
Natureza e sociedade: Observando os bichinhos de jardim no pátio da escola.
Atividade de registro: Desenho livre em A3 sobre o que encontramos no jardim.
Atividade lógico matemática: A professora propiciará a seguinte brincadeira:
ü  Colocando o numeral certo.
Dado o sinal, pela educadora, dois alunos de cada vez deverão pegar do cesto os numerais que correspondem a quantidade de bichinhos de cada folha que estarão dentro de tampinhas de leite e colocar em cima da mesma que estará disposta na sua coluna no chão da sala.
Anexo 8

Quarta-feira:
Artes: Pintura no Jogo da memória Leilão do Jardim
Anexo 9
Filosofia: Através do filme “vida de inseto” a professora oportunizará uma reflexão sobre o quanto é importante o trabalho em grupo.

Quinta-feira:
Psicomotricidade:
Desenvolvendo Lateralidade
ü     Dançando e gesticulando a música Pop Pop
ü     Caminhando em um espaço delimitador com um objeto na mão direita, esquerda;
Francês: Através de dobraduras de flores os alunos irão retomar a cor “amarela” JAUNE (june) em francês
Sexta-feira: Lanche coletivo, retomada com as atividades da semana e tarefa de casa.
Anexo10
Sábado e Domingo  
                                           

Segunda-feira:                                                                                                
Hora da poesia: Através de fotos da fachada da casa de cada aluno a professora apresentará a poesia “A casa e seu dono” de Elias José
Atividade de registro: Confecção do painel coletivo da poesia.
Anexo11
Terça-feira: Natureza e sociedade: Através das fotos apresentadas das casas dos alunos, a professora irá conceituar diferentes moradias.
Atividade lógico matemática: Anexo12
Quarta-feira:
Artes Pintura coletiva com guache em uma casa feita de caixa de papelão.
Filosofia: Através de slides a professora provocará os alunos para uma reflexão:
Meninos de rua
Quinta-feira:
Psicomotricidade:
Desenvolvendo Ritmo
ü  Batendo palmas e pés ao ritmo da Música Era uma casa;
ü  Morto – vivo – careca – cabeludo:
Dado o sinal pela professora os alunos, em circulo, de pé, obedecerão as seguintes ordens: morto (ficam agachados), vivo (ficam de pé), careca (ficam com as mãos na cabeça), cabeludo (ficam com os braços abertos acima da cabeça).
ü  Criando sons
A professora pedirá aos alunos que individualmente tetemcriar sons com próprio corpo, sem poder usar a voz.

Francês: Os alunos aprenderão a palavra “casa” em francês MAISON meson
Atividade de registro: Pintura e montagem na casinha feita em cartolina ofício.
Anexo 13
Sexta-feira: Lanche coletivo, retomada com as atividades da semana e tarefa de casa. Anexo: 14
Sábado e Domingo
                                       

  “ A poesia é o sentimento que sobra ao coração e sai pela mão”. (Carmen Conde)




















































































































Postar um comentário