BEM VINDOS AO MEU BLOG!



UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




domingo, 25 de junho de 2017

Projeto "Fotografia" para educação infantil




                                       Título: Um jeito novo de ver o mundo!  
              
 
Tema: Fotografia
Turma: Pré-escola                                                     
Professora: Adriana Lopes
Período: 
                                                                
Área do conhecimento: Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.                                                                                             

Justificativa: Segundo reportagem de Beatriz Vichessi da Revista Nova Escola, no campo da arte, a fotografia está relacionada com a imaginação. Pensando nesse contexto imaginário e no quanto ele é importante para o desenvolvimento infantil, o presente projeto foi pensado  para a turma da Pré-escola a fim de articular o olhar do educando com as várias  possibilidades oportunizadas através do tema em questão pois, conforme Vygotsky enfatiza:

A criança em idade pré-escolar ingressa no universo da brincadeira de faz-de-conta, nesse novo espaço em que desenvolve uma importante função psicológica superior, a imaginação, que lhe permite desprender-se das restrições impostas pelo ambiente imediato, possibilitando-lhe transgredir e subverter as regras impostas por ele. Essa criança agora é capaz de transformar o significado dos objetos, modificando um elemento da realidade em outro.

Objetivo geral: Oportunizar através da arte fotográfica a imaginação, criatividade, produção e apreciação de imagens.

Objetivos específicos:
  •  Oportunizar o manuseio de câmeras fotográficas, analógica e digital
  •  Conhecer um profissional da arte fotográfica
  •  Explorar possibilidades de criação com luz e sombra
  • Desenvolver a imaginação através da arte fotográfica;
  • Perceber a importância da luz na fotografia;
  • Fotografar e perceber a partir de diferentes situações luminosas;
  •  Conceituar claro e escuro;
  • Diferenciar dia e noite;
  • Reconhecer as letras em situações do nosso cotidiano;
  •   Reconhecer a ordem alfabética;
  • Confeccionar um álbum de fotos da turma;
  • Reconhecer, ordenar e quantificar numerais do 1 ao 30;
  •  Estimular o raciocínio lógico através de jogos matemáticos;
  • Desenvolver a psícomotricidade; através de movimentos que estimulem a motricidade fina, freio inibitório e equilíbrio;
  • Expressar-se por meio das artes plásticas;
  •  Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades criticas e criativas do educando;
  • Promover a autonomia;
  • Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
  • Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).


                                                                                                        

Apresentação do projeto: O projeto será apresentado através de uma caixa com fotografias pedidas previamente para os pais e duas câmeras fotográficas, uma analógica e outra digital.

Metodologia: roda de conversa, histórias, música, vídeos, fotos, caixa da memória, câmera digital e analógica, fantasias, álbum, pintura, xilogravura, colagem, desenho livre, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas e saída de campo.

Culminância: O projeto será concluído com uma “Exposição Fotográfica” através do olhar dos alunos.
Bibliografia:




Planejamento diário de 24/04/2017 a 26/05/2017

Segunda-feira: O projeto será apresentado através da “Caixa das Memórias” onde dentro da mesma terá fotos de toda a turma e duas câmeras fotográficas, uma digital e outra analógica.
A caixa da memória irá visitar a casa de cada aluno onde os mesmos irão contribuir colocando fotos dentro da mesma e compartilhar no momento da roda durante o projeto.
Atividade de registro: Fotografando a escola, conhecendo através das lentes das câmeras e do olhar do aluno o espaço escolar.
Vídeo: Turma da Mônica “Álbum de fotografia”

Terça-feira:
Natureza e sociedade: A partir de fotos antigas e atuais anexadas em um painel a professora irá desenvolver o conceito de passado e presente presentes na arte fotográfica.
Atividade lógico matemática:
Comparando fotos: A professora irá propor a experimentação do material fazendo os seguintes questionamentos:
Qual a foto maior? E a menor?
Qual a estreita? E a larga?
Quais as cores observadas nas mesmas?
Por fim, irá pedir para os alunos que agrupem por cores, formas e tamanhos.

Atividade de registro: Anexo 1

Quarta-feira:
Artes: Confecção de uma câmera fotográfica com caixa de leite.
Filosofia: Através de uma lanterna e a sala de aula escura a professora irá fazer o seguinte questionamento: Você tem medo de escuro? Por quê?

Quinta-feira:
Psicomotricidade
Desenvolvendo Freio inibitório
·         Vôo das borboletas
Os alunos serão organizados da seguinte maneira no pátio da escola: De um lado as borboletas (alunos), de outro lado objetos representando as flores; a distancia de mais ou menos 5 metros;
Ao sinal da professora (já), os alunos deverão correr na ponta dos pés, imitando borboletas voando em direção das flores; Ao som do apito parar (que o sol se pôs); Ao sinal (já) continuar até chegar um dos alunos nas ‘flores’.

·         Estátuas
A professora irá formar os alunos lado a lado e um aluno sozinho na distância de 5 metros dos colegas virado de costas. Dado o sinal pela professora o aluno que estará sozinho contará de 1 a 10 e enquanto ele conta os alunos da fila irão procurar silenciosamente se aproximar,porém ao dizer 10 todos viram estátuas e quem se mexer volta para o começo. Segue a brincadeira até um dos colegas tocar no aluno que está contando

Francês: Através da brincadeira “cabra cega” a professora apresentará a cor “Preto” NOIR noar em Francês.
Atividade de Registro: Os alunos realizarão a atividade de xilogravura com a cor preta em isopor.
Sexta-feira: Retomada, lanche coletivo e tarefa de casa.
Anexo 2: Tirar uma foto lúdica da mamãe e imprimir.
Sábado e Domingo

Segunda-feira: Feriado                                        
Terça-feira:
Natureza e sociedade: Através de diferentes fotografias apresentadas através de slides à professora irá fazer uma exploração com os alunos sobre o que é a luz e onde a encontramos na natureza, em casa, na escola e nos objetos luminosos. Em seguida pedirá aos alunos para que definam o que aprenderam através de um desenho livre em A3.

Atividade lógico matemática: Jogo tirando do prato- Material: pratos de papelão (um para cada criança), material de contagem (15 tampinhas para cada criança) e um dado. Dado o sinal pela professora os jogadores começam com 15 tampinhas dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças, quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.

Quarta-feira: Artes: Moldura para a mamãe!
Os alunos irão pintar com tinta guache uma moldura feita de papelão.
Filosofia: A partir da pergunta: Minha mãe é? Será iniciada uma reflexão sobre o valor de termos uma mãe. E do quanto ela é importante na nossa vida.
Atividade: Pintura em um cartão para a mamãe no qual será anexado ao mesmo uma foto.

Quinta-feira: Psicomotricidade
Desenvolvendo equilíbrio
·         Clicando
      Dado o sinal pela professora os alunos irão fazer movimentos livres em um espaço demarcado como: dançar, pular, agachar, etc. Com uma câmera fotográfica de brinquedo a professora irá fazer que está tirando fotos dos mesmo e ao escutarem o “clic” da máquina deverão ficar em posição de estátua.
·         Desfilando na corda bamba
Dado o sinal pela professora, um aluno de cada vez irá desfilar sob uma corda.
·         Corrida do Equilibrista
Dado o sinal pela professora os alunos que estarão formados lado a lado e com um livro na cabeça deverão caminhar equilibrando o mesmo até uma linha delimitada pela mesma.
Francês: Através da brincadeira elefante colorido a professora retomará a cor Preta NOIR noar
Atividade:
Sexta-feira: Retomada, lanche coletivo
Sábado e Domingo                                                                                    

Segunda-feira: A professora apresentará aos alunos à profissão de fotografo através da exploração de imagens em jornais e revistas onde explicará que se trata do trabalho de um profissional de fotografia.
Em seguida, mostrará através de slides fotos do fotógrafo Sebastião Salgado, um dos profissionais brasileiros mais premiados no mundo.
Atividade de registro: Releitura de uma das obras de Sebastião Salgado através de um desenho feito com tinta a dedo em cartolina oficio.
Baleia-franca-austral (Eubalaena australis) que ficou 'amiga' de Salgado. A espécie navega no cenário do Rochedo de Puerto Pirâmides, a principal referência geográfica do litoral de Golfo Nuevo. Península Valdés, Argentina. 2004 (Foto: Sebastião Salgado/Divulgação)
Terça-feira:
Natureza e sociedade: Depois das explorações iniciais sobre luz a professora irá ajudar os alunos a pensar sobre o quanto a percepção da luz é importante para fazer uma fotografia. Começará explicando que o significado da palavra foto é luz. Logo, fotografia é um desenho ou um registro de luz, uma impressão luminosa. Em seguida, com o uso de uma câmera fotográfica digital acrescentará as seguintes propostas: Tirar fotos no escuro, fechando as janelas da sala de aula. A partir dessa experiência, ajudará os alunos a perceber que sem luz não há fotografia: observando os resultados no monitor do notebook e conversando sobre o fato de que as imagens que poderiam ser esperadas não aparecem. No momento seguinte, a professora sugira uma nova sessão fotográfica, agora usando diferentes intensidades de luz. Depois dessas experimentações, serão observados os novos resultados e sobre o que aconteceu com as imagens captadas em cada situação.
Atividade lógico matemática: Bingo dos números
Quarta-feira:
Artes: Colagem coletiva em um álbum feito com papelão previamente pela professora.
Quinta-feira:
Psicomotricidade: Desenvolvendo freio inibitório
A professora irá propor os seguintes movimentos:
·         Correr livremente pelo pátio, quando ouvirem o som do apito deverão parar;
·         Dança das cadeiras;
·         Brincadeira com balões: Cada aluno com um balão dançando livremente pela sala de aula, quando a música para todos devem ficar parados sem se mexer com o balão na mão.
Francês: Os alunos irão aprender a fazer massinha de modelar e através da atividade a professora apresentará a cor “branca” BLANC blon em francês.
Sexta-feira: Lanche coletivo, retomada com as atividades da semana e tarefa de casa.
Anexo 3:
Sábado e Domingo  
                                           

Segunda-feira:                                                                                      
Hora da literatura: A professora irá reunir os alunos na sala de aula em roda com a janela fechada. Em seguida começará a contar a história “O Teatro de Sombras da Ofélia” de Michael Ande folheando as páginas do livro com uma lanterna.
Atividade: Desenho Livre da história em A3
Terça-feira: Natureza e sociedade: No pátio da escola a professora promoverá a seguinte atividade: Colocará objetos sob a luz do Sol e levará os alunos a observá-los. Em seguida sugira que cada aluno contorne a sombra no chão com giz e fotografe com uma câmera digital para registrar o momento.
Atividade lógico matemática: Anexo 4
Quarta-feira: Artes Os alunos irão pintar um sol coletivamente com tinta guache feito em papel a metro previamente pele professora.
Filosofia: Através de uma venda nos olhos a professora irá propor que os alunos descubram apenas pelo toque quem é o seu coleguinha. A partir desta dinâmica levantará os seguintes  questionamentos: O que você faria se não pudesse ver? Existem outras formas de ver?
Quinta-feira:
Psicomotricidade: Desenvolvendo equilíbrio
·         Pega-pega da sombra;
·         Dia e noite: (Variação morto e vivo);
·         Andar com a ponta dos pés em um espaço delimitado pela professora seguindo as seguintes orientações: ir correndo e voltar andando, andar em câmera lenta, andar rápido,  andar devagar;
·         Amarelinha.
Francês: Através da brincadeira “Onde está a cor branca?” Os alunos irão retomar a cor branca em francês. A professora irá utilizar como recurso pedaços de color set com cores diferentes
Sexta-feira: Lanche coletivo, retomada com as atividades da semana e tarefa de casa. Anexo: 5
Sábado e Domingo

Semana destinada a retomada e fechamento do projeto


Sugestões de atividades e fotos






Câmeras feitas com sucata
( caixas de leite, tampas de lenços umedecidos e caixa de elite com rosca)
Pintura com guache






Cartão para a mamãe
( Pode ser para o papai, dia da criança, etc)
Molde






Desenho livre ( Conceituando LUZ)







Releitura obra do fotógrafo Sebastião Salgado


Presente para a mamãe
Porta retrato



Exposição fotográfica dos alunos no Shopping Praça Rio Grande











Créditos: Imagens tiradas do google Imagens









                                        
Postar um comentário