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UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




domingo, 16 de dezembro de 2012

MATERNAL I





SUGESTÕES DE ATIVIDADES

- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. .

- Folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).







- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

- Apresentação das cores.

- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

- Contos de histórias curtas.

- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.



O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

- Traçados simples: Coordenação Motora.

- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.



Estímulos para os bebês:




“O adulto precisa apresentar o mundo”

• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...







REGRAS DE CONVIVÊNCIA












 

 


CANTANDO COM OS NUMERAIS





























REGISTRANDO DESCOBERTAS
*Faça seu retratinho
*Desenhe os amigos de sua turminha
*Vamos recortar e colar figuras que representem nosso corpo
*Pesquise, recorte e cole figuras que deixam nosso corpo limpinho
*Todos nos temos uma familia.
Como e a sua. Vamos desenha-la.
*Pesuise, recorte e cole figuras de moradias.
*Como e sua escola. Vamos desenha-la
*Pesquise alimentos de que mais gosta.
*Pesquise, recorte e cole os brinquedos de que voce mais gosta de brincar.
*Vamos pesquisar ou desenhar animais
*Cole uma foto de sua familia
*Já estamos no inverno, entao pesquise, recorte e cole figuras que lembrem essa estaçao.
*Pesquise, recorte e cole figuras que representem festas juninas.
*Dia dos Pais
Desenhe seu papai
Cole uma foto de seu pai
*Viva o soldado!
Recorte, cole ou desenhe objetos que o soldado usa
*Do que voce gosta
Desenhe uma roupa que voce gosta de usar
*Qual e a sua brincadeira favorita: faça um desenho para mostrar como se brinca
*Voce gosta de animais; Desenhe ou cole a figura de um animal de que voce gosta. Se quiser, escreva do seu jeito o nome dele.
*Desenhe sua casa e mostre para seus colegas de classe
*Recorte de jornais e revistas, figuras de diversos tipos de casa e cole-os nesta pagina
*O que voce costuma ver todos os dias no caminho de casa para a escola. Faça alguns desenhos
*Quais são os objetos que voce costuma levar para a escola. Desenhe;
*Qual e a primeira coisa que voce faz ao chegar a escola. Desenhe e pinte
*Como voce faz para ir a lugares que ficam longe de sua casa. Mostre por meio de desenhos
*Voce e menino ou menina. Desenhe como voce e.
*Cole aqui rotulos de produtos que voce usa para fazer sua higiene pessoal.
*Recorte de revistas figuras de diferentes tipos de plantas e cole-as nesta pagina,
*Preste bastante aten;cao aos barulhos que voce escuta. Desenhos os objetos que fazem esses barulhos

RELAXAMENTO
Objetivo; restabelecer o equilibrio fisico-emocional atraves de exercicios que conduzam ao relaxamento dos musculos.
ATIVIDADES
-ouvir musicas
-ouvir pequenas historias
-deitar, contrair cada parte do corpo e depois relaxar
-ouvir barulhos externo a classe e comenta-los
-respirar lentamente
-deitar e imaginar-se em outro lugar
-sentar de cabeça abaixada e após ouvir seu nome levanta-la
-sentir as batidas do coraçao
-cantar
-soprar penas
-Brincar de ;
bonequinho de mola (cça com o corpo mole)
bonequinho de gelo (cça com o corpo duro )

RECREAÇÃO DIRIGIDA
*Sentar de dois em dois – uma criança de frente para a outra- e fazer espelho (uma criança cria um movimento e a outra imita
*Sentar as cças em roda e de um em um ir fazendo movimentos que os outros devem copiar
*Fazer movimentos livre acompanhando musicas
*Imitar bichos, pessoas...
*Andar de frente, de costas, de lado...
*Andar rapido; devagar
*Realizar movimentos livres
*Andar com equilibrio sobre linha retas e sinuosas...
HIGIENE
;
-cuidados com objetos, plantas, amigos e ambientes da escola
-pessoal : lavar as maos, escovar dentes, limpar o nariz, ter cuidado com objetos de uso pessoal, comer corretamente com a boca fechada e não sujar o local onde lancha.

*RELACIONAMENTO PESSOAL
-agradecer
-pedir licença
-ser gentil
-ceder a vez
-pedir desculpas
- boa tarde, seja bem vindo

EXPRESSÃO CORPORAL
-imitar animais
-fazer mimicas
-expressar seus sentimentos e emoçces atraves de dramatizacoes - alegria, tristeza, raiva...
EQUILÍBRIO
-carregar objetos
-andar livremente, para frente, para tras, ao lado...
-correr livremente, em ritmos ( rapido;lento)

*Atividades Diversificadas ;
LIVRES ; desenho- pintura no cavalete – pintura a dedo (1x por semana) pintura livre na mesa – colagem – modelagem – livros – jogos
DIRIGIDA ; folha– todos os dias
:
Sugestão de Atividade para o primeiro dia:
O JOGO DAS SAUDAÇÕES

OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.

COMO JOGAR:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes. Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.

FONTE: http://www.edicoesgil.com.br/educador/primeirodia.html

As dinâmicas de integração
excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
- que os participantes se apresentem
- que memorizem os respectivos nomes
- que iniciem um relacionamento amistoso
- que se desfaçam as inibições
- que falem de suas expectativas

1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentarte:
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3- Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

4- Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.

Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5- Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

6- Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".
O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."

7- Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.
www.projetospedagogicosdinamicos.kit .net

Jogos e Atividades envolvendo Representação Simbólico
A representação simbólica supõe a formação da imagem mental. Por isso, os jogos e atividades a seguir têm como base a imagem mental e envolvem a imitação, imaginação e linguagem.

1. Metamorfose de objetos e desempenho de papéis: brincar de casinha, de escola, de médico e dentista, etc..

2. Jogos Imitativos
Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.
Cavalo e cavaleiro
- Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau.
- Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc.).
- Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);
- Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.
 Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como trenzinho.
Andar imitando pessoas e objetos:
- um velhinho;
- um cego atravessando a rua;
- uma pessoa distraída;
- alguém carregando uma coisa muito pesada; .um robô;
- uma pessoa com sapato apertado;
- uma mãe carregando o filho no colo;
- alguém com muita pressa etc.
 Profissões:
- Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apagar o fogo.
- Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.
- Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).
- Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
- Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
- Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).
- Um pianista tocando piano.
- Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e costurando).
- Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.

3. Jogos de adivinhação:
 Mímica: observar os movimentos realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando. Por exemplo:

- Comer;
- chutar uma bola;
- pegar uma flor e sentir-lhe o perfume
- pintar uma parede;
- escrever na lousa;
- tocar um piano
- lavar roupa etc.

Um diz: -"Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver. Qual é?". Os outros tentam adivinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: -"Estou pensando na parte do corpo que serve para:

- ouvir;
- andar, correr, pular , chutar;
- segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar ,escrever" etc.

Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de adivinhação: -"O que é, o que é:
- que fica em cima do pescoço?
- que fica entre o pé e o joelho?
- que fica entre os olhos e a boca?" etc.

As crianças tentam adivinhar, nomeando a parte do corpo, apontando-a ou movimentando-a.

Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -"Estou pensando num objeto que está:
- em cima do armário;
- ao lado da porta;
- em frente à janela;
- atrás da mesa "etc.

As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.
Uma criança diz: -"O que é, o que é? Estou pensando num objeto que serve para:

- escovar os dentes;
- comer;
- escrever;
- apagar o que se escreve etc.

Formar um círculo; um participante vai para o centro, observa os outros à sua volta e diz: -"Estou pensando em alguém. Quem será?".. Descreve, então, a criança em quem está pensando: tem cabelo curto, usa óculos, está de blusa branca, de tênis etc. As demais tentam adivinhar quem é, a partir da descrição feita.

Adivinhar quem é: as crianças ficam de olhos fechados, enquanto a professora escolhe um participante, que deverá cobrir-se com um lençol ou uma toalha e movimentar-se, fazendo aparecer de vez em quando alguma parte de seu corpo ( ora levantando um pouco o lençol de maneira a mostrar os pés, ora colocando um dos braços para fora etc.). As outras abrem os olhos e observam, tentando descobrir quem se esconde sob o lençol.

Uma criança diz -"Estou pensando em alguém que:
- faz pão;
- apaga o fogo;
- vende jornal ;
- trabalha na feira;
- dirige ônibus;
- cuida dos dentes;
- pinta casas;
- constrói casas;
- ensina crianças;
- vende remédios;
- faz roupas;
- recolhe lixo;
- conserta sapatos etc.

Quem será?".
As demais crianças tentam adivinhar .
Uma criança imita um animal através de gestos e movimentos.. As outras tentam descobrir qual é o animal que está sendo imitado.

4. Telefone sem fio: duas crianças conversam uma com a outra, num telefone imaginário.

5. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final diferente para ela.

6. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a seqüência das ações. Depois imagina uma história à vista da seqüência das cenas.

7. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das crianças:

passar por entre a cadeira e a parede;
virar para a esquerda;
seguir em frente;
dobrar para a direita;
andar em volta da mesa etc.

8. Estimar distâncias: marcar um ponto de saída e um ponto de chegada (por exemplo, uma pedra e uma caixa). A criança faz o percurso de um ponto a outro, contando quantos passos deu.

9. Brincar de espelho, usando todo o corpo: uma criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma perna etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas posições.

10. Brincar de espelho, usando apenas a cabeça e o rosto: formar duplas, um em frente ao outro; um movimenta a cabeça, os olhos, a boca, fazendo uma expressão de alegria, tristeza, surpresa, ou uma careta, e o outro reproduz a expressão facial do primeiro (revezar as crianças).

11. Repetir e inventar: divididos em pequenos grupos, um ao lado do outro: um deles faz um movimento como, por exemplo, levantar braço ou a perna, dar um passo à frente etc.; o que está ao seu lado copia este movimento e acrescenta mais um, e assim sucessivamente; recomeçar a partir do último a realizar o exercício.

12. Ampliar frases: uma criança diz uma frase para um colega, que deverá repeti-la para outra, ampliando-a, e assim sucessivamente. Por exemplo:

"Paulo foi ao circo;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça e o domador de leões;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico;
"Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico que tirou um coelho da cartola".

E assim a brincadeira continua, com as crianças repetindo o que os colegas disseram e acrescentando mais alguma palavra ou expressão.

13. Reconhecer sons: ficar em silêncio, com os olhos fechados, e ouvir os sons do meio ambiente, tentando reconhecê

sons da natureza: água, vento, trovão, chuva etc.;
sons produzidos pelo corpo: vozes, batidas de pés no chão,
batidas de palmas, sons produzidos pelo andar etc.;
sons produzidos por objetos: barulho de carro, motocicleta, máquina de datilografar etc.

14. Descobrir de onde vem o ruído: uma criança, de olhos vendados, deve dizer ou apontar para o local de onde provém determinado som (passos, palmas, vozes, sons produzidos por objetos etc. ) .

15. Reconhecer objetos através do som: deixar cair alguns objetos (lápis, moeda, borracha etc. ); a criança de olhos vendados, tenta adivinhar qual foi o objeto que, ao cair, provocou aquele som.

16. Reconhecer partes do corpo através do som: uma criança faz um som com o próprio corpo (bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, tossir etc.), enquanto outro permanece de olhos vendados e tenta descobrir qual a parte do corpo que provocou aquele som, repetindo-o.

17. Reconhecer o conteúdo dos objetos através do som: descobrir o conteúdo de latinhas, caixas etc., apenas ouvindo o som que delas provém, quando movimentadas. Exemplo: pedrinhas, moedas, grãos etc.

18. Movimentar-se seguindo um som: executar movimentos pré-estabelecidos de acordo com as características do som emitido(breve-longo, forte-fraco, grosso-fino) como, por exemplo:
ao ouvir um som longo (aaaaaaaaaa), colocar as mãos na
cabeça; ao ouvir um som breve (aaa), sentar-se; .

19. Desenhar utilizando determinada cor quando ouvir sons fortes e, ao ouvir sons fracos, utilizar cor diferente etc.

20. Reproduzir ritmos: repetir um ritmo produzido pela professora: com palmas, batendo os pés no chão, batendo o lápis sobre a mesa, com coquinhos, latinhas contendo grãos, pedras, etc.

21. Modelagem: utilizar argila ou massa

22. Colagem:
de objetos, no plano tridimensional (caixas de fósforo, palitos de sorvete etc.);
de figuras em folhas de papel de vários tamanhos e espessuras;
de material variado: retalhos picados, algodão, folhas, lã, barbantes, grãos, confetes, serragem, pó de giz etc.

23. Dobradura: utilizar vários tipos de papel, percebendo as diferentes texturas, formas etc.

24. Pintura: a dedo, com lápis-estaca, giz, pincéis de grossuras diferentes, lápis de cor comum etc.
25. Desenhos cegos ao som de ritmos diferentes: com os olhos fechados, segurando um lápis-estaca, deixar a mão deslizar sobre o papel, traçando linhas ao acaso, seguindo ritmos lentos e rápidos.
26. Desenho em grupo: formar pequenos grupos, sentados em círculo; cada um recebe uma folha de papel, na qual faz um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a sua folha para o colega do lado, que deverá completar o desenho, e assim sucessivamente, até que todas as crianças do grupo tenham desenhado em todas as folhas. A primeira folha em que a criança desenhou acaba retornando para ela, acrescida dos detalhes desenhados por todos os colegas.
27. Desenhar, pintar ou escrever ao som de uma música: desenhar, pintar ou escrever livremente e parar assim que a música seja interrompida.

PSICOMOTRICIDADE
Movimento

Jogos e Exercícios Sensório- Motores
São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.
1 . Andar
livremente, batendo palmas.
para frente.
de costas.
com as mãos na cabeça ou na cintura.
na ponta dos pés.
 encostando um pé à frente do outro.
sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
 com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
 aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo) ; cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

2. Correr
com as mãos na cintura ou na cabeça.
 rolando uma bola.
chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.
num pé só (como um saci).
e parar bruscamente, a um sinal combinado.
 seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.
sobre uma linha traçada no chão.
pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).
 desviando de obstáculos colocados no chão.
em duplas de mãos dadas com o colega.
ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.
estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.
em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.
Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
 Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.
Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).
Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.

3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)
Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.
Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça , bater palmas
Deitados de costas, com pernas e braços estendidos,elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.
De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.
Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.
Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre a mesa;

4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)
Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.
Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.
Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.
Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro com leves impulsos.
Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de copinhos etc
Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).
Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas,pelo lado).

5. Saltar (pular)
no mesmo lugar, com os dois pés juntos.
com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.
no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.
pular corda,
 Pular amarelinha sem pedra.
com os dois pés(um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.
com as pemas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
de cima de um bloco (tijolo de construção) para frente, para trás, para um lado e para outro.
Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.
Em duplas, frente .a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.
Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.
Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.
Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.

6. Marchar
Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.
Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.
 Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).
Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.

Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar
em sentido contrário.
Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,

7. Galopar
livremente, montados num cabo de vassoura.
em ritmo acelerado, com paradas repentinas,marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).

8. Lançar e pegar
Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).
Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.
Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.
Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.
Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.
Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.
Jogar a bola no chão e rebatê-la.
Brincar de encestar bolas.
Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.
Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.
Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.

9. Chutar
Dar pontapés em saquinhos de areia.
Chutar bola.
Chutar pedrinhas.

10. Atividades dígito-manuais
Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.
Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.
Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.
 Movimentar os pulsos para frente e para trás.
Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltada para baixo, ora para cima.
Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).
Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra
 Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.
Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).
Movimentar o polegar para frente e para trás.
Girar o polegar.
Girar cada um dos dedos separadamente.
Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora
com uma mão, ora com outra.
Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.
Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.
Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.
Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.
Girar pequenas argolas com os dedos.
 Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.

11. Coordenação visomotora
Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).
Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.
Fincar palitos sobre base de isopor.
Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.
Perfurar retalhos de plástico com palitos.
Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.
 Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.
Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.
Alinhavar

12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos
Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo,
esfregando, puxando, arrastando etc.).
Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
 Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).
Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.

Sugestões de Atividades para Maternal
Registrando descobertas
*Faça seu retratinho
*Desenhe os amigos de sua turminha
*Vamos recortar e colar figuras que representem nosso corpo
*Pesquise, recorte e cole figuras que deixam nosso corpo limpinho
*Todos nos temos uma familia.
Como e a sua. Vamos desenha-la.
*Pesuise, recorte e cole figuras de moradias.
*Como e sua escola. Vamos desenha-la
*Pesquise alimentos de que mais gosta.
*Pesquise, recorte e cole os brinquedos de que voce mais gosta de brincar.
*Vamos pesquisar ou desenhar animais
*Cole uma foto de sua familia
*Já estamos no inverno, entao pesquise, recorte e cole figuras que lembrem essa estaçao.
*Pesquise, recorte e cole figuras que representem festas juninas.
*Dia dos Pais
Desenhe seu papai
Cole uma foto de seu pai
*Viva o soldado!
Recorte, cole ou desenhe objetos que o soldado usa
*Do que voce gosta
Desenhe uma roupa que voce gosta de usar
*Qual e a sua brincadeira favorita: faça um desenho para mostrar como se brinca
*Voce gosta de animais; Desenhe ou cole a figura de um animal de que voce gosta. Se quiser, escreva do seu jeito o nome dele.
*Desenhe sua casa e mostre para seus colegas de classe
*Recorte de jornais e revistas, figuras de diversos tipos de casa e cole-os nesta pagina
*O que voce costuma ver todos os dias no caminho de casa para a escola. Faça alguns desenhos
*Quais são os objetos que voce costuma levar para a escola. Desenhe;
*Qual e a primeira coisa que voce faz ao chegar a escola. Desenhe e pinte
*Como voce faz para ir a lugares que ficam longe de sua casa. Mostre por meio de desenhos
*Voce e menino ou menina. Desenhe como voce e.
*Cole aqui rotulos de produtos que voce usa para fazer sua higiene pessoal.
*Recorte de revistas figuras de diferentes tipos de plantas e cole-as nesta pagina,
*Preste bastante aten;cao aos barulhos que voce escuta. Desenhos os objetos que fazem esses barulhos

Relaxamento
Objetivo; restabelecer o equilibrio fisico-emocional atraves de exercicios que conduzam ao relaxamento dos musculos.

Atividades ;
-ouvir musicas
-ouvir pequenas historias
-deitar, contrair cada parte do corpo e depois relaxar
-ouvir barulhos externo a classe e comenta-los
-respirar lentamente
-deitar e imaginar-se em outro lugar
-sentar de cabeça abaixada e após ouvir seu nome levanta-la
-sentir as batidas do coraçao
-cantar
-soprar penas
-Brincar de ;
bonequinho de mola (cça com o corpo mole)
bonequinho de gelo (cça com o corpo duro )

Recreação Dirigida
*Sentar de dois em dois – uma criança de frente para a outra- e fazer espelho (uma criança cria um movimento e a outra imita
*Sentar as cças em roda e de um em um ir fazendo movimentos que os outros devem copiar
*Fazer movimentos livre acompanhando musicas
*Imitar bichos, pessoas...
*Andar de frente, de costas, de lado...
*Andar rapido; devagar
*Realizar movimentos livres
*Andar com equilibrio sobre linha retas e sinuosas...

*Higiene ;
-cuidados com objetos, plantas, amigos e ambientes da escola
-pessoal : lavar as maos, escovar dentes, limpar o nariz, ter cuidado com objetos de uso pessoal, comer corretamente com a boca fechada e não sujar o local onde lancha.

*Relacionamento Pessoal ;
-agradecer
-pedir licença
-ser gentil
-ceder a vez
-pedir desculpas
- boa tarde, seja bem vindo

*Expressao corporal ;
-imitar animais
-fazer mimicas
-expressar seus sentimentos e emoçces atraves de dramatizacoes - alegria, tristeza, raiva...

*Equilibrio ;
-carregar objetos
-andar livremente, para frente, para tras, ao lado...
-correr livremente, em ritmos ( rapido;lento)

Observações Gerais
*Tarefas de Casa : 3 x por semana (sendo 2 no caderninho e 1 no caderno de pesquisa)

*Atividades Diversificadas ;
LIVRES ; desenho- pintura no cavalete – pintura a dedo (1x por semana) pintura livre na mesa – colagem – modelagem – livros – jogos
DIRIGIDA ; folha– todos os dias

PLANEJAMENTO CURRICULAR
Objetivos:
•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
Atividades:
•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta. •Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar. •Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as
atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
•Traçados simples: Coordenação Motora.
•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1.Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as
mãos, limpar o nariz, etc.
2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.
3.Permitir que a criança seja independente.
4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7.Mante-la ocupada.
8.Levar a criança a participar das atividades de grupo
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 anos
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar). •Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
Fonte: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/03/sugestoes-de-atividades-para-maternal.html

O que fazer no maternal 1...






"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )


PLANEJAMENTO PARA MATERNAL 1 PROPOSTA CURRICULAR

Objetivos:

•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.

•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

Atividades:

•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte.

De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falarem voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

•Apresentação das cores.

•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

•Contos de histórias curtas.

•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

•Traçados simples: Coordenação Motora.

•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS1.

Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos,limpar o nariz, etc.

2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.

3.Permitir que a criança seja independente.

4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

7.Mantê - la ocupada.

8.Levar a criança a participar das atividades de grupo

CARACTERÍSTICAS:

Aproximadamente 2 anos

• Egocentrismo.

•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.

•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/escutar).

•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

· Uso do parquinho

· Confeccionar brinquedos de sucatas ( garrafinhas com água, sementes, estrelinhas...etc)


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O DIA DIA NO MATERNAL 1
Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revistas, comentando as gravuras.
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Fichas com nomes dos alunos
• Oferecer pincéis, lápis colorido, giz de cera e deixa-los rabiscar
livremente
.
• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Fazer a fila na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos /Jogos diversos de montar e desmontar
· Modelar com massinha e argila.
· Pintar com guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
· Brincar com materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, bolsas, etc.
· Brincar com bolas de diversos tamanhos e cores.
· Pular,saltar , correr,rolar.....etc








 
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