BEM VINDOS AO MEU BLOG!



UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Folclore











SEREIA ARTICULADA








HISTÓRIA DE VARAL DO SACI





































TRABALHANDO A HIGIENE BUCAL NO TEMA FOLCLORE

( ESCOVANDO OS DENTES DA CUCA)





DENTES FEITOS COM GARRAFA PET






FOLCLORE BRASILEIRO



O QUE É FOLCLORE?

PODEMOS DEFINIR O FOLCLORE COMO UM CONJUNTO DE MITOS E LENDAS QUE AS PESSOAS PASSAM DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. MUITOS NASCEM DA PURA IMAGINAÇÃO DAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE DOS MORADORES DAS REGIÕES DO INTERIOR DO BRASIL. MUITAS DESTAS HISTÓRIAS FORAM CRIADAS PARA PASSAR MENSAGENS IMPORTANTES OU APENAS PARA ASSUSTAR AS PESSOAS. O FOLCLORE PODE SER DIVIDIDO EM LENDAS E MITOS. MUITOS DELES DERAM ORIGEM À FESTAS POPULARES, QUE OCORREM PELOS QUATRO CANTOS DO PAÍS.

AS LENDAS SÃO ESTÓRIAS CONTADAS POR PESSOAS E TRANSMITIDAS ORALMENTE ATRAVÉS DOS TEMPOS. MISTURAM FATOS REAIS E HISTÓRICOS COM ACONTECIMENTOS QUE SÃO FRUTOS DA FANTASIA. AS LENDAS PROCURARAM DAR EXPLICAÇÃO A ACONTECIMENTOS MISTERIOSOS OU SOBRENATURAIS.

OS MITOS SÃO NARRATIVAS QUE POSSUEM UM FORTE COMPONENTE SIMBÓLICO. COMO OS POVOS DA ANTIGUIDADE NÃO CONSEGUIAM EXPLICAR OS FENÔMENOS DA NATUREZA, ATRAVÉS DE EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS, CRIAVAM MITOS COM ESTE OBJETIVO: DAR SENTIDO AS COISAS DO MUNDO. OS MITOS TAMBÉM SERVIAM COMO UMA FORMA DE PASSAR CONHECIMENTOS E ALERTAR AS PESSOAS SOBRE PERIGOS OU DEFEITOS E QUALIDADES DO SER HUMANO. DEUSES, HERÓIS E PERSONAGENS SOBRENATURAIS SE MISTURAM COM FATOS DA REALIDADE PARA DAR SENTIDO A VIDA E AO MUNDO.

ALGUMAS LENDAS, MITOS E CONTOS FOLCLÓRICOS DO BRASIL:

BOITATÁ: REPRESENTADA POR UMA COBRA DE FOGO QUE PROTEGE AS MATAS E OS ANIMAIS E TEM A CAPACIDADE DE PERSEGUIR E MATAR AQUELES QUE DESRESPEITAM A NATUREZA. ACREDITA-SE QUE ESTE MITO É DE ORIGEM INDÍGENA E QUE SEJA UM DOS PRIMEIROS DO FOLCLORE BRASILEIRO. FORAM ENCONTRADOS RELATOS DO BOITATÁ EM CARTAS DO PADRE JESUÍTA JOSÉ DE ANCHIETA, EM 1560. NA REGIÃO NORDESTE, O BOITATÁ É CONHECIDO COMO "FOGO QUE CORRE".

BOTO: ACREDITA-SE QUE A LENDA DO BOTO TENHA SURGIDO NA REGIÃO AMAZÔNICA. ELE É REPRESENTADO POR UM HOMEM JOVEM, BONITO E CHARMOSO QUE ENCANTA MULHERES EM BAILES E FESTAS. APÓS A CONQUISTA, LEVA AS JOVENS PARA A BEIRA DE UM RIO E AS ENGRAVIDA. ANTES DE A MADRUGADA CHEGAR, ELE MERGULHA NAS ÁGUAS DO RIO PARA TRANSFORMAR-SE EM UM BOTO.

• CURUPIRA: ASSIM COMO O BOITATÁ, O CURUPIRA TAMBÉM É UM PROTETOR DAS MATAS E DOS ANIMAIS SILVESTRES. REPRESENTADO POR UM ANÃO DE CABELOS COMPRIDOS E COM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS. PERSEGUE E MATA TODOS QUE DESRESPEITAM A NATUREZA. QUANDO ALGUÉM DESAPARECE NAS MATAS, MUITOS HABITANTES DO INTERIOR ACREDITAM QUE É OBRA DO CURUPIRA.

LOBISOMEM: ESTE MITO APARECE EM VÁRIAS REGIÕES DO MUNDO. DIZ O MITO QUE UM HOMEM FOI ATACADO POR UM LOBO NUMA NOITE DE LUA CHEIA E NÃO MORREU, PORÉM DESENVOLVEU A CAPACIDADE DE TRANSFORMA-SE EM LOBO NAS NOITES DE LUA CHEIA. NESTAS NOITES, O LOBISOMEM ATACA TODOS AQUELES QUE ENCONTRA PELA FRENTE. SOMENTE UM TIRO DE BALA DE PRATA EM SEU CORAÇÃO SERIA CAPAZ DE MATÁ-LO.

MÃE-D'ÁGUA: ENCONTRAMOS NA MITOLOGIA UNIVERSAL UM PERSONAGEM MUITO PARECIDO COM A MÃE-D'ÁGUA : A SEREIA. ESTE PERSONAGEM TEM O CORPO METADE DE MULHER E METADE DE PEIXE. COM SEU CANTO ATRAENTE, CONSEGUE ENCANTAR OS HOMENS E LEVÁ-LOS PARA O FUNDO DAS ÁGUAS.

CORPO-SECO: É UMA ESPÉCIE DE ASSOMBRAÇÃO QUE FICA ASSUSTANDO AS PESSOAS NAS ESTRADAS. EM VIDA, ERA UM HOMEM QUE FOI MUITO MALVADO E SÓ PENSAVA EM FAZER COISAS RUINS, CHEGANDO A PREJUDICAR E MALTRATAR A PRÓPRIA MÃE. APÓS SUA MORTE, FOI REJEITADO PELA TERRA E TEVE QUE VIVER COMO UMA ALMA PENADA.

PISADEIRA: É UMA VELHA DE CHINELOS QUE APARECE NAS MADRUGADAS PARA PISAR NA BARRIGA DAS PESSOAS, PROVOCANDO A FALTA DE AR. DIZEM QUE COSTUMA APARECER QUANDO AS PESSOAS VÃO DORMIR DE ESTÔMAGO MUITO CHEIO.

MULA-SEM-CABEÇA: SURGIDO NA REGIÃO INTERIOR, CONTA QUE UMA MULHER TEVE UM ROMANCE COM UM PADRE. COMO CASTIGO, EM TODAS AS NOITES DE QUINTA PARA SEXTA-FEIRA É TRANSFORMADA NUM ANIMAL QUADRÚPEDE QUE GALOPA E SALTA SEM PARAR, ENQUANTO SOLTA FOGO PELAS NARINAS.

MÃE-DE-OURO: REPRESENTADA POR UMA BOLA DE FOGO QUE INDICA OS LOCAIS ONDE SE ENCONTRA JAZIDAS DE OURO. TAMBÉM APARECE EM ALGUNS MITOS COMO SENDO UMA MULHER LUMINOSA QUE VOA PELOS ARES. EM ALGUNS LOCAIS DO BRASIL, TOMA A FORMA DE UMA MULHER BONITA QUE HABITA CAVERNAS E APÓS ATRAIR HOMENS CASADOS, OS FAZ LARGAR SUAS FAMÍLIAS.

SACI-PERERÊ: O SACI-PERERÊ É REPRESENTADO POR UM MENINO NEGRO QUE TEM APENAS UMA PERNA. SEMPRE COM SEU CACHIMBO E COM UM GORRO VERMELHO QUE LHE DÁ PODERES MÁGICOS. VIVE APRONTANDO TRAVESSURAS E SE DIVERTE MUITO COM ISSO. ADORA ESPANTAR CAVALOS, QUEIMAR COMIDA E ACORDAR PESSOAS COM GARGALHADAS.

CURIOSIDADES:


- O FOLCLORE É COMEMORADO COM EVENTOS E FESTAS, NO DIA 22 DE AGOSTO, AQUI NO BRASIL, O DIA DO FOLCLORE.
- EM 2005, FOI CRIADO DO DIA DO SACI, QUE DEVE SER COMEMORADO EM 31 DE OUTUBRO. FESTAS FOLCLÓRICAS OCORREM NESTA DATA EM HOMENAGEM A ESTE PERSONAGEM. A DATA, RECÉM CRIADA, CONCORRE COM A FORTE INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA EM NOSSA CULTURA, REPRESENTANDA PELA FESTA DO HALLOWEEN - DIA DAS BRUXAS.
- MUITAS FESTAS POPULARES, QUE OCORREM NO MÊS DE AGOSTO, POSSUEM TEMAS FOLCLÓRICOS COMO DESTAQUE E TAMBÉM FAZEM PARTE DA CULTURA POPULAR.


http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/
http://blogmaneiro.com





CRIAÇÕES MINHAS PARA O FOLCLORE!
AMO TRABALHAR ESTE TEMA!




BOI BUMBÁ


CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM COLAGEM!"



FANTOCHE GIGANTE DE ESPUMA DO CURUPIRA!



FANTOCHE GIGANTE DO SACI ARTICULADO!




DOBRADURA GIGANTE DO BOITATÁ!




FANTOCHE GIGANTE DO BICHO PAPÃO!




                                                        CUCA DE CAIXA DE LEITE!



BICHO-PAPÃO DE CAIXA DE SABÃO EM PÓ!





BICHO-PAPÃO DE BALÃO!





SAPO
PARA A MÚSICA" O SAPO NÃO LAVA O PÉ"FEITO DE CAIXA DE PAPELÃO!

PODE-SE TAMBÉM TRABALHAR ESTA HISTÓRIA!



BOITATÁ DE DOBRADURA GIGANTE!
UMA ÓTIMA IDEIA PARA DEIXAR A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA AINDA MAIS EMOCIONANTE.




IDEIAS DA NET!



HISTÓRIAS















































BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA





JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DO FOLCLORE













O QUE SÃO?


ALÉM DOS CONTOS, DANÇAS, FESTAS E LENDAS, O FOLCLORE BRASILEIRO É MARCADO PELAS TRADICIONAIS BRINCADEIRAS. AS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS SÃO AQUELAS QUE PASSAM DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. MUITAS DELAS EXISTEM HÁ DÉCADAS OU ATÉ SÉCULOS. COSTUMAM SOFRER MODIFICAÇÕES DE ACORDO COM A REGIÃO E A ÉPOCA, PORÉM, A ESSÊNCIA DAS BRINCADEIRAS CONTINUA A MESMA DA ORIGEM.

GRANDE PARTE DAS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS ENVOLVE DISPUTAS INDIVIDUAIS OU EM GRUPOS. POSSIBILITAM TAMBÉM A INTEGRAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E MOTOR DAS CRIANÇAS.

A PRESERVAÇÃO DESTAS BRINCADEIRAS É MUITO IMPORTANTE PARA A MANUTENÇÃO DA CULTURA FOLCLÓRICA. POR ISSO, SÃO MUITO PRATICADAS, PRINCIPALMENTE, DURANTE O MÊS DE AGOSTO QUE É DESTINADO AO FOLCLORE.

JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DO FOLCLORE:

- SOLTAR PIPA: AS PIPAS, TAMBÉM CONHECIDAS COMO PAPAGAIOS, SÃO FEITAS DE VARETAS DE MADEIRA E PAPEL. COLORIDAS, SÃO EMPINADAS (SOLTADAS) PELOS MENINOS EM DIAS DE VENTO. COM UMA LINHA, OS GAROTOS CONSEGUEM DIRECIONAR E FAZER MALABARISMOS NO CÉU.

- ESTILINGUE: TAMBÉM CONHECIDOS COMO BODOQUES, SÃO FEITOS DE GALHOS DE MADEIRA E BORRACHA. OS MENINOS USAM PEDRAS PARA ACERTAR ALVOS (LATAS, GARRAFAS E OUTROS OBJETOS).

- PEGA-PEGA: ESTA BRINCADEIRA ENVOLVE MUITA ATIVIDADE FÍSICA. UMA CRIANÇA DEVE CORRER E TOCAR OUTRA. A CRIANÇA TOCADA PASSA TER QUE FAZER O MESMO.

- ESCONDE-ESCONDE: O OBJETIVO É SE ESCONDER E NÃO SER ENCONTRADO PELA CRIANÇA QUE ESTÁ PROCURANDO. A CRIANÇA QUE DEVERÁ PROCURAR DEVE FICAR DE OLHOS TAPADOS E CONTAR ATÉ CERTO NÚMERO ENQUANTO AS OUTRAS SE ESCONDEM. PARA GANHAR, A CRIANÇA QUE ESTÁ PROCURANDO DEVE ENCONTRAR TODOS OS ESCONDIDOS E CORRER PARA A BASE.

- BOLA DE GUDE: COLORIDAS E FEITAS DE VIDRO, SÃO JOGADAS NO CHÃO DE TERRA PELOS MENINOS. O OBJETIVO É BATER NA BOLINHA DO ADVERSÁRIO PARA GANHAR PONTOS OU A PRÓPRIA BOLA DO COLEGA.

- BONECA DE PANO: FEITAS PELAS MÃES E AVÓS, SÃO USADAS EM BRINCADEIRAS PELAS MENINAS PARA SIMULAR CRIANÇAS INTEGRANTES DE UMA FAMÍLIA IMAGINÁRIA.

- PIÃO: A BRINCADEIRA DE PIÃO AINDA FAZ MUITO SUCESSO, PRINCIPALMENTE, NAS REGIÕES DO INTERIOR DO BRASIL. FEITOS DE MADEIRA, OS PIÕES SÃO RODADOS NO CHÃO ATRAVÉS DE UM BARBANTE QUE É ENROLADO E PUXADO COM FORÇA. MUITAS CRIANÇAS PINTAM SEUS PIÕES. PARA DEIXAR MAIS EMOCIONANTE A BRINCADEIRA, MUITOS MENINOS FAZEM MALABARISMO COM OS PIÕES ENQUANTO ELES RODAM. O MAIS CONHECIDO É PEGAR O PIÃO COM A PALMA DA MÃO ENQUANTO ELE ESTÁ RODANDO.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/


MÚSICAS DO FOLCLORE BRASILEIRO


AS MÚSICAS DO FOLCLORE BRASILEIRO SÃO CANÇÕES POPULARES, MUITAS DE AUTORES DESCONHECIDOS DO INTERIOR DO BRASIL, QUE SÃO TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS. PARTE IMPORTANTE DA CULTURA POPULAR, SÃO USADAS COMO O OBJETIVO LÚDICO (ENVOLVENDO JOGOS E BRINCADEIRAS) OU PARA PURA DIVERSÃO. POSSUEM LETRAS SIMPLES E COM MUITA REPETIÇÃO, CARACTERÍSTICAS QUE FACILITAM A MEMORIZAÇÃO.

ESTAS MÚSICAS SÃO MAIS POPULARES NAS REGIÕES DO INTERIOR DO BRASIL E COSTUMAM APRESENTAR COMO TEMAS PRINCIPAIS SITUAÇÕES DO COTIDIANO (AMOR, NAMORO, CASAMENTO, RELACIONAMENTOS, ETC.). ALGUMAS LETRAS TAMBÉM ENVOLVEM PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO. AS MÚSICAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS SÃO QUASE SEMPRE ACOMPANHADAS PELO SOM DE UMA VIOLA CAIPIRA OU DE VIOLÃO.

EXEMPLOS DE MÚSICAS DO FOLCLORE BRASILEIRO:

A COR MORENA


A COR MORENA / É COR DE OURO
A COR MORENA / É O MEU TESOURO

É DE MEU GOSTO / É DE MINHA OPINIÃO
HEI DE AMAR A COR MORENA QUER PAPAI QUEIRA, QUER NÃO
(BIS)

A COR MORENA / É COR DE PRATA
A COR MORENA / É QUEM ME MATA

É DE MEU GOSTO / É DE MINHA OPINIÃO
HEI DE AMAR A COR MORENA / COM PRAZER NO MEU CORAÇÃO
(BIS)

A COR MORENA / É COR DE CANELA
A COR MORENA / É UMA COR TÃO BELA

É DE MEU GOSTO / É DE MINHA OPINIÃO
HEI DE AMAR A COR MORENA / QUER PAPAI QUEIRA OU NÃO
(BIS)

--------------------

BALEIA


A BALEIA É UM PEIXE COM TAMANHA BARBATANA
QUEM QUISER MOÇA BONITA VÁ NO CAMPO DE SANTA
(BIS)

O A, O B, O C, VAMOS TODAS APRENDER
SOLETRANDO O BÊ-A-BÁ NA CARTILHA DO ABC
(BIS)

O A É UMA LETRA QUE SE ESCREVE NO ABC
Ó, ALTINA, VOCÊ NÃO SABE QUANTO EU GOSTO DE VOCÊ
(BIS)

O B É UMA LETRA QUE SE ESCREVE NO ABC
Ó, BELMIRA, VOCÊ NÃO SABE QUANTO EU GOSTO DE VOCÊ
(BIS)

O C É UMA LETRA QUE SE ESCREVE NO ABC
Ó, CECÍLIA, VOCÊ NÃO SABE QUANTO EU GOSTO DE VOCÊ...
(BIS)

--------------------

POMBINHA BRANCA

POMBINHA BRANCA, QUE ESTÁ FAZENDO?
LAVANDO A LOUÇA PRO CASAMENTO
A LOUÇA É MUITA, SOU VAGAROSA
MINHA NATUREZA É DE PREGUIÇOSA

POMBINHA BRANCA, QUE ESTÁ FAZENDO?
LAVANDO A LOUÇA PRO CASAMENTO
PASSOU UM HOMEM
DE TERNO BRANCO
CHAPÉU DE LADO
MEU NAMORADO

MANDEI ENTRAR
MANDEI SENTAR
CUSPIU NO CHÃO!
LIMPA AÍ SEU PORCALHÃO!

--------------------

PRENDA MINHA

VOU-ME EMBORA, VOU-ME EMBORA PRENDA MINHA
TENHO MUITO QUE FAZER
TENHO DE PARAR RODEIO PRENDA MINHA
(BIS)

NO CAMPO DO BEM QUERER
NOITE ESCURA, NOITE ESCURA PRENDA MINHA
TODA NOITE ME ATENTOU
QUANDO FOI DE MADRUGADA PRENDA MINHA
(BIS)

FOI-SE EMBORA E ME DEIXOU
TRONCOS SECOS DERAM FRUTOS PRENDA MINHA
CORAÇÃO REVERDECEU
RIU-SE A PRÓPRIA NATUREZA PRENDA MINHA
(BIS)

NO DIA EM QUE O AMOR NASCEU.

--------------------

NEGRINHO DO PASTOREIO

NEGRINHO DO PASTOREIO ACENDO ESSA VELA PRA TI
E PEÇO QUE ME DEVOLVAS A QUERÊNCIA QUE EU PERDI
NEGRINHO DO PASTOREIO TRAZ A MIM O MEU RINCÃO
QUE A VELINHA ESTÁ QUEIMANDO, NELA ESTÁ MEU CORAÇÃO

QUERO REVER O MEU PAGO COLORADO DE PITANGAS
QUERO VER A GAUCHINHA BRINCANDO NA ÁGUA DA SANGA

QUERO TROTEAR NAS COXILHAS RESPIRANDO A LIBERDADE
QUE EU PERDI NAQUELE DIA QUE ME EMBRETEI NA CIDADE

NEGRINHO DO PASTOREIO TRAZ A MIM O MEU RINCÃO
A VELINHA ESTÁ QUEIMANDO AQUECENDO A TRADIÇÃO

--------------------

MAÇANICO


MAÇANICO, MAÇANICO
MAÇANICO DO BANHADO
QUEM NÃO DANÇA O MAÇANICO
NÃO ARRUMA NAMORADO

MAÇANICO, MAÇANICO
MAS QUE BICHO IMPERTINENTE
MAÇANICO VAI TE EMBORA
NA TUA CASA CHEGO GENTE

MAÇANICO, MAÇANICO
SE PÕE NA SALA A DANÇAR
MAÇANICO PULA E CORRE
BATE AS ASAS PRA VOAR

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/






CANTIGAS DE RODA



AS CANTIGAS DE RODA, TAMBÉM CONHECIDAS COMO CIRANDAS SÃO BRINCADEIRAS QUE CONSISTEM NA FORMAÇÃO DE UMA RODA, COM A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS, QUE CANTAM MÚSICAS DE CARÁTER FOLCLÓRICO, SEGUINDO COREOGRAFIAS. SÃO MUITO EXECUTADAS EM ESCOLAS, PARQUES E OUTROS ESPAÇOS FREQUENTADOS POR CRIANÇAS. AS MÚSICAS E COREOGRAFIAS SÃO CRIADAS POR ANÔNIMOS, QUE ADAPTAM MÚSICAS E MELODIAS. AS LETRAS DAS MÚSICAS SÃO SIMPLES E TRAZEM TEMAS DO UNIVERSO INFANTIL.

ALGUNS EXEMPLOS DE CANTIGAS DE RODA:

CAPELINHA DE MELÃO

CAPELINHA DE MELÃO
É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO, É DE ROSA,
É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA, NÃO
ACORDAI, ACORDAI,
ACORDAI, JOÃO!

-------------------------

CARANGUEJO

CARANGUEJO NÃO É PEIXE
CARANGUEJO PEIXE É
CARANGUEJO NÃO É PEIXE
NA VAZANTE DA MARÉ.
PALMA, PALMA, PALMA,
PÉ, PÉ, PÉ
CARANGUEJO SÓ É PEIXE, NA VAZANTE DA MARÉ!

-------------------------

ATIREI O PAU NO GATO

ATIREI O PAU NO GATO, TÔ
MAS O GATO, TÔ TÔ
NÃO MORREU, REU, REU
DONA CHICA, CÁ CÁ
ADMIROU-SE, SE SE
DO BERRÔ, DO BERRÔ, QUE O GATO DEU, MIAU!

-------------------------

CIRANDA CIRANDINHA


CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR
O ANEL QUE TU ME DESTE ERA VIDRO E SE QUEBROU
O AMOR QUE TU ME TINHAS ERA POUCO E SE ACABOU
POR ISSO, D. FULANO ENTRE DENTRO DESSA RODA
DIGA UM VERSO BEM BONITO, DIGA ADEUS E VÁ-SE EMBORA

A CIRANDA TEM TRES FILHAS
TODAS TRES POR BATIZAR
A MAIS VELHA DELAS TODAS
CIRANDA SE VAI CHAMAR.

-------------------------

ESCRAVOS DE JÓ

ESCRAVOS DE JÓ
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA, BOTA, DEIXA O ZÉ PEREIRA FICAR.
GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE ZIGUE ZÁ
GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE ZIGUE ZÁ.












ADIVINHAS



AS ADIVINHAS, TAMBÉM CONHECIDADAS COMO ADVINHAÇÕES OU "O QUE É, O QUE É" SÃO PERGUNTAS EM FORMATO DE CHARADAS DESAFIADORAS QUE FAZEM AS PESSOAS PENSAR E SE DIVERTIR. SÃO CRIADAS PELAS PESSOAS E FAZEM PARTE DA CULTURA POPULAR E DO FOLCLORE BRASILEIRO. SÃO MUITO COMUNS ENTRE AS CRIANÇAS, MAS TAMBÉM FAZEM SUCESSO ENTRE OS ADULTOS.

ALGUNS EXEMPLOS DE ADIVINHAS:

- O QUE É QUE É SURDO E MUDO, MAS CONTA TUDO?
RESPOSTA: O LIVRO

- O QUE É O QUE É QUE SEMPRE SE QUEBRA QUANDO SE FALA?
RESPOSTA: O SEGREDO

- ELE É MAGRO PRA CHUCHU, TEM ENTES MAS NUNCA COME E MESMO SEM TER DINHEIRO, DÁ COMIDA A QUEM TEM FOME?
RESPOSTA: O GARFO

- O QUE É QUE PASSA A VIDA NA JANELA E MESMO DENTRO DE CASA, ESTÁ FORA DELA?
RESPOSTA: O BOTÃO

- O QUE É O QUE É FEITO PARA ANDAR E NÃO ANDA?
RESPOSTA: A RUA

- O QUE É O QUE É QUE DÁ MUITAS VOLTAS E NÃO SAI DO LUGAR?
RESPOSTA: O RELÓGIO

- QUAL É A PIADA DO FOTÓGRAFO?
RESPOSTA: NINGUÉM SABE, POIS ELA AINDA NÃO FOI REVELADA.

- O QUE É O QUE É QUE SOBE QUANDO A CHUVA DESCE?
RESPOSTA: O GUARDA-CHUVA.

- VOCÊ SABE EM QUE DIA A PLANTINHA NÃO PODE ENTRAR NO HOSPITAL?
RESPOSTA: EM DIA DE PLANTÃO.

- QUAL A ÚNICA PEDRA QUE FICA EM CIMA DA ÁGUA?
RESPOSTA: A PEDRA DE GELO.

- O QUE É UM MONTE DE PONTINHOS COLORIDOS NO MEIO DO MATO?
RESPOSTA: FORMIGAS TREINANDO PARA O CARNAVAL!

- O QUE É UM PONTINHO VERDE BRILHANDO NA CAMA DE UM HOSPITAL?
RESPOSTA: UMA ERVILHA DANDO À LUZ

- O QUE A ESFERA DISSE PARA O CUBO?
RESPOSTA: DEIXA DE SER QUADRADO.

- O QUE É O QUE É QUE ESTA SEMPRE NO MEIO DA RUA E DE PERNAS PARA O AR?
RESPOSTA: A LETRA U

- O QUE É O QUE É QUE ANDA COM OS PÉS NA CABEÇA?
RESPOSTA: O PIOLHO

- É UM PÁSSARO BRASILEIRO E SEU NOME DE TRÁS PARA FRENTE É IGUAL.
RESPOSTA: ARARA.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/
TRAVA-LÍNGUAS



O QUE SÃO?

PODEMOS DEFINIR OS TRAVA LÍNGUAS COMO FRASES FOLCLÓRICAS CRIADAS PELO POVO COM OBJETIVO LÚDICO (BRINCADEIRA). APRESENTAM-SE COMO UM DESAFIO DE PRONÚNCIA, OU SEJA, UMA PESSOA PASSA UMA FRASE DÍFICIL PARA UM OUTRO INDÍVIDUO FALAR. ESTAS FRASES TORNAM-SE DIFÍCEIS, POIS POSSUEM MUITAS SÍLABAS PARECIDAS (EXIGEM MOVIMENTOS REPETIDOS DA LÍNGUA) E DEVEM SER FALADAS RAPIDAMENTE. ESTES TRAVA LÍNGUAS JÁ FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, PORÉM ESTÃO PRESENTES MAIS NAS REGIÕES DO INTERIOR BRASILEIRO.

EXEMPLOS DE TRAVA LÍNGUAS (DEVEM SER FALADOS RAPIDAMENTE SEM PAUSAS)

• PEDRO TEM O PEITO PRETO, O PEITO DE PEDRO É PRETO; QUEM DISSER QUE O PEITO DE PEDRO É PRETO, TEM O PEITO MAIS PRETO QUE O PEITO DE PEDRO.

• A VACA MALHADA FOI MOLHADA POR OUTRA VACA MOLHADA E MALHADA.

• UM NINHO DE MAFAGAFOS, COM CINCO MAFAGAFINHOS, QUEM DESMAFAGAFIZAR OS MAFAGAFOS, BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ.

• HÁ QUATRO QUADROS TRÊS E TRÊS QUADROS QUATRO. SENDO QUE QUATRO DESTES QUADROS SÃO QUADRADOS, UM DOS QUADROS QUATRO E TRÊS DOS QUADROS TRÊS. OS TRÊS QUADROS QUE NÃO SÃO QUADRADOS, SÃO DOIS DOS QUADROS QUATRO E UM DOS QUADROS TRÊS.

• CHUPA CANA CHUPADOR DE CANA NA CAMA CHUPA CANA CHUTA CAMA CAI NO CHÃO.

• PINGA A PIPA DENTRO DO PRATO PIA O PINTO E MIA O GATO.

• O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.

• PINGA A PIA APARA O PRATO, PIA O PINTO E MIA O GATO.

• O PRINCÍPIO PRINCIPAL DO PRÍNCIPE PRINCIPIAVA PRINCIPALMENTE NO PRINCÍPIO PRINCIPESCO DA PRINCESA.

• QUICO QUER QUAQUI. QUE QUAQUI QUE O QUICO QUER? O QUICO QUER QUALQUER QUAQUI.

• TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES.

• LUZIA LUSTRAVA O LUSTRE LISTRADO, O LUSTRE LISTRADO LUZIA.

• SABENDO O QUE SEI E SABENDO O QUE SABES E O QUE NÃO SABES E O QUE NÃO SABEMOS, AMBOS SABEREMOS SE SOMOS SÁBIOS, SABIDOS OU SIMPLESMENTE SABEREMOS SE SOMOS SABEDORES.

• FALA, ARARA LOURA. A ARARA LOURA FALARÁ.

• SE O ARCEBISPO-BISPO DE CONSTANTINOPLA A QUISESSE DESCONSTANTINOPLIZAR, NÃO HAVERIA DESCONSTANTINOPLIZADOR QUE A DESCONSTANTINOPLLIZASSE DESCONSTANTINOPLIZADORAMENTE.

• ATRÁS DA PIA TEM UM PRATO, UM PINTO E UM GATO. PINGA A PIA, PARA O PRATO, PIA O PINTO E MIA O GATO.

• A VIDA É UMA SUCESSIVA SUCESSÃO DE SUCESSÕES QUE SE SUCEDEM SUCESSIVAMENTE, SEM SUCEDER O SUCESSO...

• O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO QUANTO TEMPO O TEMPO TEM, O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO QUE O TEMPO TEM O TEMPO QUE O TEMPO TEM.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/






PARLENDAS



O QUE SÃO?

AS PARLENDAS SÃO VERSINHOS COM TEMÁTICA INFANTIL QUE SÃO RECITADOS EM BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS. POSSUEM UMA RIMA FÁCIL E, POR ISSO, SÃO POPULARES ENTRE AS CRIANÇAS. MUITAS PARLENDAS SÃO USADAS EM JOGOS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO ENTRE OS PARTICIPANTES OU APENAS POR DIVERSÃO. MUITAS PARLENDAS SÃO ANTIGAS E, ALGUNAS DELAS, FORAM CRIADAS, HÁ DÉCADAS. ELAS FAZEM PARTE DO FOLCLORE BRASILEIRO, POIS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE TRADIÇÃO CULTURAL DO NOSSO POVO.

ALGUNS EXEMPLOS DE PARLENDAS:

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ.
TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NO PRATO.
CINCO, SEIS, CHEGOU MINHA VEZ
SETE, OITO, COMER BISCOITO
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS.

-----------------------------------

SERRA, SERRA, SERRADOR!
SERRA O PAPO DO VOVÔ!
QUANTAS TÁBUAS JÁ SERROU?

UMA DELAS DIZ UM NÚMERO E AS DUAS, SEM SOLTAREM AS MÃOS, DÃO UM GIRO COMPLETO COM OS BRAÇOS, NUM MOVIMENTO GRACIOSO. REPETEM OS GIROS ATÉ COMPLETAR O NÚMERO DITO POR UMA DAS CRIANÇAS.

-----------------------------------

UM ELEFANTE AMOLA MUITA GENTE...
DOIS ELEFANTES... AMOLA, AMOLA MUITA GENTE...
TRÊS ELEFANTES... AMOLA, AMOLA, AMOLA MUITA GENTE...
QUATRO ELEFANTES AMOLA, AMOLA, AMOLA, AMOLA MUITO MAIS...
(CONTINUA...)

------------------------------------

– CALA A BOCA!
– CALA A BOCA JÁ MORREU
QUEM MANDA EM VOCÊ SOU EU!

------------------------------------

- ENGANEI UM BOBO...
NA CASCA DO OVO!

------------------------------------

DEDO MINDINHO
SEU VIZINHO,
MAIOR DE TODOS
FURA-BOLOS
CATA-PIOLHOS.

-------------------------------------

REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO.
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO.















































CALENDÁRIOS





FANTOCHES











MÁSCARAS











JOGO DA MEMÓRIA
























BONECOS ARTICULADOS!















QUEBRA-CABEÇAS































RECICLANDO!


















Vamos aprender agora a fazer um boi bumbá com reciclagem de caixa de papelão, proposta apresentada pelo site da acrilex.

Objetivos: construção de um brinquedo, trabalhar a socialização, a amizade, o lúdico, o trabalho em grupo, a dança, a atenção e a proporção.
Materiais: caixas de papelão, cola quente, cola branca, papel Ecocores, Tinta Guache ou Acrílica (preta, vermelha e branca), papel crepom (saia), tesoura, pincel e estilete.

Como que faz? Corpo do boi - Pegue uma caixa de papelão grande e achatada, corte o fundo em forma de círculo ou oval. Pinte a caixa de preto e decore com criatividade. Cole crepom em toda a volta da caixa (saia do boi). Corte tiras de crepom de várias cores, cole no meio de um retângulo de papelão. Enrole e pinte de preto. Fure um lado da caixa de papelão e encaixe o rabo do boi. Cabeça do boi - Pegue uma caixa de papelão menor, achatada, faça um corte chanfrado e cole o papelão (narinas). Corte os chifres do boi em papelão e cole na parte superior da cabeça. Faça um triângulo em papelão e cole unindo o corpo e a cabeça do boi. Pinte tudo e cole os olhos do boi. Faça quatro furos na parte superior do corpo do boi, introduza uma fita de cada lado e amarre por dentro (alças).

Como brincar? Faça a encenação da lenda. Na apresentação, o "boi" convida todos que estão em volta assistindo para que dancem junto com os personagens que encenaram a peça e tudo vira uma grande brincadeira pois o boi vai por cima da platéia como se fosse chifrar.


Read more: http://www.pragentemiuda.org/2012/08/boi-bumba-com-caixa-de-papelao.html#ixzz23xEFUkkQ

Pra quem fazer as aulas sobre folclore ficaram ainda mais divertidas pode acompanhar esta dica de reciclagem: faça um jogo de boliche com garrafas plásticas ou garrafa pet para a turma brincar. Para fazer você pode colar os personagens como na foto ou pintar com tinta plástica.

DICA:
Depois de contar as lendas, você pode brincar com o boliche reciclado. Cada criança joga uma vez e conta a lenda da garrafa que ficar em pé ou que cair...


Read more: http://www.pragentemiuda.org/2012/08/boliche-reciclado-com-personagens-do.html#ixzz23xF8fTEW





HISTÓRIA DE VARAL






História de varal... Essa é uma história muda que pode ser trabalhada de diversas maneiras:

*Através de produção de texto escrito com as ilustrações: Produção da história coletiva, individual, por equipe.

*Produção de texto oral: Produzir a história individualmente com as imagens um grupo de aluno, individual ou coletivo.

Use a imaginação para que as suas aulas fiquem cada vez mais dinâmicas, inove na sala de aula, deixe seus alunos curiosos, com vontade de assistir as aulas, cada dia ou cada semana uma novidade...É isso que nossos alunos gostam de criatividade nas aulas para chamar atenção de todos!!! VAMOS FAZER UMA EDUCAÇÃO DIFERENTE PARA UM FUTURO DIFERENTE "MELHOR".





(Quem é esse personagem? O que vocês sabem sobre ele?)





(Quais as características do Saci? Aqui vc fala das caracteristicas do saci (carapuça vermelha, negrinho, de uma perna só, adora fazer travessuras...)






(O Saci é danado! Adora pegar os ovos das galinhas! Elas ficam muito bravas, gritam e choram...)

(Saci também gosta de se esconder no mato para assustar quem passa)




assusta o cavalo e o cavaleiro cai de bumbum no chão!!!(as crianças adoram essa parte)







(depois monta no cavalo e trança seus pêlos)





(também gosta de espiar a cozinheira pela janela e esconder todas as colheres)

(a cozinheira fica brava, e a comida já esta queimando no fogo...)






(mas ela já sabe o que fazer!!!é só pegar o saci e prendê-lo numa garrafa! Pronto! agora ele não pode mais fazer travessuras!!!!!)






















Postar um comentário