BEM VINDOS AO MEU BLOG!



UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




domingo, 17 de março de 2013

SUGESTÕES DE PROJETOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL





Título: O coelhinho visita a fazendinha.





Tema: Páscoa
Duração: 25/03/2013 à 28/03/2013


Justificativa: A Páscoa é uma data que transmite muito fascínio as crianças, onde criam grande expectativa com a chegada do coelho e os ovos de chocolate. Sendo assim pensamos em um projeto que através da realização de atividades, pudesse  colocar os alunos  em contato  com o verdadeiro significado da Páscoa ,o da solidariedade e amor ao próximo desvinculando assim o lado comercial da mesma.

Objetivo geral: Criar possibilidades para que os alunos ampliem seus conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.

Procedimentos:
· Motricidade fina e ampla;
· Expressão corporal;
· Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem e colagem;
· Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
· Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
· Seriação;
· História;
Criatividade e dramatização.
Música e ritmo.

Metodologia:

Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, Confecções de máscaras, fantoches com o carimbo das mãos;
colagem individual e em grupo;
 Quebra cabeça do coelho;
História: “O coelho que não era da Páscoa”,A FAMÍLIA DO COELHO TIBÚRCIO
rida do nariz, caça aos ovos, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse...;
 Pintura facial;
 Atividade A procura do ninho.

Culminância: pintura facial e a procura dos ninhos, que estarão espalhados pelo pátio.


Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES







Título: Fazendo amigos na fazendinha.

Tema: Socialização e adaptação

Duração

Justificativa: Tendo em vista o início do ano letivo, a readaptação dos alunos que já frequentam a escola e também a adaptação dos  novos e  o interesse dos mesmos  pelo tema escolhido para decoração da nossa salinha, pensamos em um projeto que englobasse amizade em um ambiente cheio de alegria. Nesse sentido o projeto irá favorecer a interação, a cooperação e acima de tudo a aproximação entre a turminha.

Objetivo geral : Este projeto tem por objetivo propiciar o acolhimento e a interação entre os alunos favorecendo assim a amizade, bem como o envolvimento dos mesmos na construção da rotina  respeitando a individualidade  de cada um.

Objetivos específicos:                                
-ampliar o vocabulário;
- desenvolver a atenção ao ouvir histórias;
-entoar cantigas e movimentar-se dramatizando a mesma;
-reconhecer o seu colega de aula e o valor da sua amizade;
-reconhecer e identificar os animais da fazenda;
-explorar conceitos: dentro/fora, maior /menor;

-Datas comemorativas:
- 08/ 03 – Dia da Mulher

Procedimentos:
-rodinha ;
-  histórias;
-trabalhos em grupo;
-atividades práticas de higiene;
-confecção de fantoches, dedoches;
-viseiras e chapéus,
-máscaras;
- quebra-cabeça;

-músicas: Imitando os animais ( Xuxa ),Vamos passear na fazenda (adaptação Vamos passear no bosque enquanto seu lobo não vem -Xuxa),Pintinho Amarelinho,
-Brincadeiras que envolvam nomes dos alunos e os animais trabalhados;
- colagem, pintura,
-vídeos ( A galinha  Pintadinha ,  Teleco-teco( Seu Lobato),Cinco patinhos (Xuxa) YOU TUBE E DVD;
-modelagem  com massinha de modelar e argila;

Culminância: álbum que relacione o nome de cada aluno com os animaizinhos da fazenda trabalhados no decorrer do período.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O PROJETO!











SACO DA VACA( ARREMESSO COM BOLAS)



HISTÓRIA OS TRÊS PORQUINHOS
( MÁSCARAS)







MÚSICA (A GALINHA PINTADINHA)
CARIMBO DAS MÃOZINHAS





FANTOCHE DE ENVELOPE
HISTÓRIA ( GORDON O GATO DO CELEIRO0







FANTOCHE COM COPO DESCARTÁVEL, CANUDO

HISTORIA O CÃOZINHO TOBI




DEDOCHES PARA A MÚSICA CINCO PATINHOS DA XUXA







DADO FEITO COM CAIXA DE PAPELÃO
MOVIMENTO E SOM







HORA DA BRINCADEIRA( CAVALGANDO COM OS CAVALINHOS DE PAU)
























P











rojeto: Adaptação: colinho, carinho e muita diversão





Justificativa: Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

“Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva)
Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.
Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida em que vão conhecendo as educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

Objetivos
1 Objetivos de ensino
  • Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
  • Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
  • Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada aluno;
  • Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
2 Objetivos de aprendizagem
· Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
· Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
  • Interessar-se por leitura de histórias;
  • Apresentar procedimentos de contato com os livros;
  • Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
  • Desenvolver a linguagem oral e corporal;
  • Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
  • Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
  • Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
  • Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva;
  • Desenvolver a motricidade fina e ampla;
  • Promover a integração família e escola;
  • Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);
  • Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.
Conteúdos
1 Sócio Afetivo
· Integração, socialização
· Comunicação
· Afetividade (vínculo)
· Auto-estima
· Autonomia

2 Música
  • Canções variadas
3 Movimento
  • Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

4 Artes Visuais
  • Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc.
  • Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.
5 Linguagem oral e escrita
  • Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos.
  • Narração de histórias;
  • Estimulação da fala, sons e balbucios.
6. Natureza e sociedade
  • Conhecimento do corpo.
  • Manuseio de sucatas.
7. Matemática
  • Conhecer e explorar as formas geométricas.
Procedimentos/ Atividades
  • Histórias narradas.
  • Teatros de fantoches e dedoches.
  • Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
  • Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
  • Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
  • CD de músicas de vários ritmos.
  • DVD musical.
  • Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
  • Brinquedoteca e sala de leitura;
  • Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
  • Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
  • Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
  • Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
  • Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
  • Culinárias.
  • Piquenique.
  • Brincar com fantasias.
Cronograma de Atividades
Planilha I – Atividades semanais:
Avaliação
Avaliação do aluno:
Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório avaliativo do semestre.





                                                    FEVEREIRO E MARÇO

                                sou assim” (Projeto identidade/adaptação)




“Era uma casa muito engraçada” (Projeto Tipos de Moradias, lar e família)
“Planeta Àgua” (Projeto água)
“Patati Patatá” (Projeto Circo)
Início do outono

ABRIL

“ Conte um conto” (Projeto de incentivo a leitura)
“O coelhinho vem aí” (Projeto Páscoa)
“Vamos brincar de índio” (Projeto Índio/ diversidade)
“Por um mundo mais verde” (Projeto Meio Ambiente)
Dia 1º - dia da mentira – converse sobre o tema

Maio
03 a 07: “Se as coisas fossem mães...” (Projeto Mães)
10 a 14 “O sanduíche da Maricota” (Projeto Alimentação)
17 a 21: “Reciclando idéias” (Projeto Reciclar, Reduzir e Reutilizar)
24 a 28: “Do meu corpinho eu cuido sim” (Projeto Saúde e Higiene Bucal e Corporal)

JUNHO

“Peixe Nemo e a sua turma” (Projeto Água e Animais Marinhos)
“Óia o arraia da Toca aí gente” (Projeto Festas Juninas)
“A tesourinha clact, clact” (Projeto Cores e Formas)
“Aprendendo com música e poesia” (Projeto musicalidade e cultura)
“Projeto Tarsila do Amaral” – (Projeto cultural releitura de obras)
Dia 1º Semana Mundial do Meio ambiente

JULHO


“A galinha ruiva” (Projeto Cooperação)
“Um amigo vale ouro” (Projeto Amigos para sempre) Dia 20 dia do amigo
“Lá na minha vovó...” (Projeto Avós) – Dia 26, dia da vovó
“ Eureca!!! (Projetos grandes inventores)
Dia 2 - Dia do bombeiro

AGOSTO

“Meu Pai, meu herói” (Projeto Pais)
“Coisas da nossa terra” (Projeto Folclore Brasileiro) Dia 22 – Dia do folclore
“Marcha Soldado” (Projeto Soldado) Dia 25- dia do soldado
Quem quer uma carona?” (Projeto Trânsito e os meios de transporte)
SETEMBRO
Projeto Meu Brasil verde e amarelo (Projeto Pátria)
Natureza, quem ama cuida (Projeto Ecologia)
Céu, sol, sul, terra e cor (Projeto )
Estação das flores (Projeto Primavera)
Motorista legal (Projeto Trânsito)

OUTUBRO
Amigo Bicho (Projeto animais)
O bom é ser Criança (Semana da Criança)
A turma do sítio gosta de ler (Projeto gostar de ler)
Bruxa Onilda vai a festa (Projeto Halloween)
NOVEMBRO
Marcha Soldado (Projeto Soldado) - Bandeira
Era uma vez... (Projeto incentivo a leitura)
Quem canta seus males espanta (Semana da música)
Menina bonita do laço de fita (Projeto diferenças)
DEZEMBRO
A família vem a escola (Projeto Família)
Natal é tempo de luz (Projeto Natal)
Vem chegando o verão... (Projeto verão)
Projeto Aprendendo com Jogos e brincadeiras

O Projeto Natal é tempo de luz, acontecerá durante toda a segunda semana e ainda durante todo mês de dezembro, paralelamente aos demais projetos. 

Projeto: A alegria da música


Objetivos

Procedimentos/ Atividades


• Brincadeiras de roda cantada.

• Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.

• CD de músicas de vários ritmos.

• DVD musical.

• Histórias narradas.

• Teatros de fantoches com músicas.

• Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, horta, etc.

• Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.

• Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.

• Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.

• Bandinha com sucatas.

• Contato com a natureza e seus elementos.

• Explorar o tapete das formas geométricas .

• Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).



Objetivos de ensino

• Proporcionar atividades lúdicas e prazerosas de aprendizado sobre a linguagem musical, integrando as diversas áreas do conhecimento;

• Compreender os desejos e necessidades dos bebês, propiciando um ambiente tranqüilo e aconchegante;

• Propiciar canções musicais variadas;

• Possibilitar o uso de diversos tipos de materiais a fim de desenvolver a criatividade, a

imaginação e a coordenação motora;

• Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;

• Proporcionar atividades prazerosas de narração de histórias, utilizando recursos variados;
Objetivos de aprendizagem

• Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;

• Aprimorar a linguagem oral e a musicalidade;

• Explorar o esquema corporal;

• Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar,etc.);

• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

• Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;

• Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

• Produzir sons com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos;

• Utilizar diferentes tipos de sucatas como fonte de produção sonora e musical;

• Escutar obras musicais variadas;

• Participar de atividades que integrem músicas e histórias;

• Desenvolver o gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico e o faz-de-conta;

• Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);

• Estimular a emissão de sons e balbucios cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;

• Desenvolver a percepção visual e auditiva;

• Desenvolver a motricidade fina e ampla;

• Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;

• Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, iniciando o contato com formas diversas de expressão artística;

• Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);

• Participar de atividades de contato com a natureza



Postar um comentário